Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Representantes do fórum da sociedade civil de defesa dos direitos da pessoa idosa são recebidos em audiência na SDH

11/ABR/2011
O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representando a ministra Maria do Rosário, recebeu na sexta-feira passada (8), em audiência, a coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede da SDH, em Brasília (DF).

Os representantes do Fórum apresentaram suas demandas à SDH e ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI - ligado à SDH). Entre elas o pedido de inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 de metas de apoio aos Fóruns Permanentes e aos Movimentos Sociais do Segmento do Idoso.

O grupo solicitou ainda apoio para a realização do 3º Encontro que o Fórum realizará em novembro deste ano, em Salvador (BA). O secretário nacional recomendou ao Fórum que formalize o pedido de apoio para que a SDH possa avaliar as possibilidades de atendimento ao pleito, bem como outras formas de apoio.

“A audiência demonstrou a abertura que a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso têm para com os movimentos sociais”, afirma Eduardo Ramirez Mezza, coordenador geral do CNDI. Segundo ele, o encontro abriu um canal de comunicação que se soma na construção de pautas positivas e de busca de soluções conjuntas para o fenômeno do envelhecimento populacional.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos, além do secretário nacional, estiveram na audiência o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, e a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso, Sandra Regina Gomes. Pelo Conselho Nacional dos Direitos do idoso, a presidenta, Karla Cristina Giacomin, e o coordenador-geral, Eduardo Ramirez Meza.

Representando a Coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, compareceram: Serafim Fortes Paes e Jailton Thulher do Rosário (RJ), Antônio Pompeu (CE); Milton Machado Júnior, Romilda Machado e Belanísia Ribeiro dos Santos (BA); Madalena Moda (PA); Patrícia Novo e José Araújo da Silva (PR).