Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. BRASILIA 23 a 25 de novembro

A III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Brasília, no período de 23 a 25 de novembro de 2011. Com supervisão do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Conferência teve como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.
 
O objetivo central do evento foi debater avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento, através das deliberações votadas nas conferencias estaduais e do Distrito Federal. A Conferencia foi precedida de etapas municipais ou regionais, estaduais e distrital, nas quais foram escolhidos e indicados os delegados participantes, que contou ainda com observadores e convidados num total de 993 participantes em geral. Teve ainda como objetivos debater temas relevantes no tocante ao envelhecimento humano, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, na perspectiva de sua total implementação e efetivação; despertar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento acelerado e intenso da população; mobilizar a população brasileira, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo para o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação dos órgãos governamentais, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso.
 
As deliberações da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa serão publicadas em 90 dias e norteará a Politica Nacional do Idoso para os proximos anos.
 
José Araujo da Silva
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná
Membro da Secretaria Executiva do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa - FPPPI