Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana reúne centenas de pessoas

REPORTAGEM SINDAFEP: http://www.sindafep.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:caminhada-dos-idosos-de-curitiba-e-regiao-metropolitana-reune-centenas-de-pessoas-&catid=24:sindafep&Itemid=9 

No dia 30 de setembro, centenas de pessoas participaram da terceira edição da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A caminhada, realizada em 2007 e 2009, faz parte da programação da Semana da Pessoa Idosa em Curitiba e é promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.
O Sindafep participa do Fórum e apoiou a realização do evento, que incentiva o desenvolvimento da saúde e do lazer para os idosos. Para o Vice-Presidente de Administração da entidade, Osmar de Araújo Gomes, a Caminhada tem também um importante caráter reivindicatório. "Através desse evento mostramos que os idosos têm voz na sociedade, buscam seus direitos e devem ser respeitados", afirma.
img_9336_mPara a secretária geral do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa, Mariana Madi, entre os objetivos da caminhada está a comemoração dos oito anos do Estatuto do Idoso e seis anos do Fórum. "Para além disso, durante esta semana, também deveremos entregar uma carta aos representantes governamentais com as reivindicações dos idosos, em relação a levantamentos de necessidades e melhoria de políticas públicas debatidos no Fórum", conta.
A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, conta que umas das primeiras medidas tomadas pela Secretaria em relação ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) foi a indicação de uma sede onde funcionará o Centro de Referência Estadual do Idoso. "A ideia é que os idosos possam se dirigir a essa casa e receberem atendimento próprio, como o SOS Idoso, registros de ocorrências e que também se preocupem com a necessidade de instalação de Conselhos Municipais do Idoso", explica.
img_9168_mMaria Tereza conta que a intenção é que o espaço seja uma referência no que diz respeito as políticas públicas de prevenção, contra a violência ao idoso, implementação de políticas de assistência e orientação em relação a saúde do idoso. "Trata-se também de um espaço de confraternização, de encontro", afirma.
Para o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), esta iniciativa do Fórum em homenagem ao Dia do Idoso é fundamental. "Essas atividades promovem o respeito aos idosos, que são quem construíram a nossa história. É muito importante criar espaços de lazer e convivência para os idosos", considera Yamawaki.