Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Evento do dia 15 de junho...

O evento do Dia Mundial da Conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa realizado no dia 15 de junho foi um sucesso. Estiveram presentes compondo a mesa diretiva:

Secretária Geral, Mariana Zilli Calabresi Madi do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, entidade organizadora deste eventoa Secretária Administrativa deste fórum, Edilmere Regina Sprada
- Governo do Estado do Paraná, Senhor Beto Richa,  o Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Senhor Iram de Rezende
- Secretario Estadual de Saúde, Senhor Michele Caputo Neto, o Senhor Rubens Bendlin.
- CEDI – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso o Vice-Presidente Senhor Gilson Fernando Gomy de Ribeiro
- Comissão Municipal de Saúde de Curitiba – Dr. Rodrigo Barbieri
- SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – Senhor Osmar de Araújo Gomes.
- CONSAI – Corporação Nacional de Saúde Integrada e o IDQVE – Instituto de Desenvolvimento de Qualidade de Vida e Envelhecimento Ativo - Senhor Roni Lima
- Sociedade Filatélica de Curitiba/CORREIOS- Senhor João Alberto Correia da Silva.
- Câmara dos Vereadores de Curitiba - Senhor Algaci Tulio

O dia 15 de junho - Mundial de Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa, tem como objetivo principal criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e conclamar a todos para que não tolerem nenhum tipo de violência praticada contra qualquer cidadão e, particularmente a pessoa idosa, principalmente pela sua condição peculiar de existência.
O Coral da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinson apresentou a todos lindas músicas no início e final do evento:
Dulce Maria Darolt, do Disque Idoso Paraná, palestrou sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. O Disque Idoso no Paraná foi criado em 2003, e registra altos índices de violências em todas as suas formas: física, psicológica, sexual, abandono, financeira ou econômica, medicamentosa, emocional, social; negligência.. DISQUE IDOSO:
0800 41 00 01 para denúncias.
Dra Rosana Beraldi Bevervanço do CAOPI/MP, falou do fundo do idoso, do fechamento/falta de funcionamento adequado da Delegacia do Idoso, da gratuidade do transporte coletivo dos Municípios, da falta de acessibilidade nas cidades Paranaenses:


Dr. Cornélio A Capaverde, da OAB-PR/Comissão dos Direitos do Idoso, falou sobre o artigo 4º do Estatuto do Idoso, e comenta que no judiciário o volume de processos são muitos, processos estes, que não andam por falta de juízes e da  falta de cultura de funcionários, pois deveriam ser melhores preparados para o atendimento a pessoa idosa.



Emerson Luiz Peres, da SESA falou aos presentes sobre a ficha de notificação a violência contra a pessoa idosa que será preenchida nas instituições de saúde. Em seguida foi o lançamento do selo postal junto ao Correio através dos Diretores do Correio:

   

Caminhada simbólica da Biblioteca Pública do Paraná até a Boca Maldita na Rua XV de Novembro/ Centro de Curitiba:




As manifestações também ocorreram na Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, no período da tarde: