Quem sou eu
- Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa
- O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PESSOA IDOSA 2011
PROGRAMAÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NA SEMANA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR
27/09
09:00hs Festival de Dança – Praça Oswaldo Cruz
Inscrição: 3321-2707(SEML J)
28/09
Palestras e Missa
14:00hs – Divulgação dos resultados da pesquisa realizada no Estado do Paraná sobre serviços a disposição do idoso – Ministério Público, Rua Marechal Hermes, 751, Centro
14:30hs – Palestra: Dr. Rubens Fraga Jr – “O trabalho voluntário como instrumento de promoção da saúde do idoso” e Exposição de Trabalhos Manuais do CATI
Local: UAIOP/Praça Ouvidor Pardinho;
15:00hs - Missa da Pastoral da Pessoa Idosa
Local: Igreja Senhor Bom Jesus – Praça Rui Barbosa
29/09
14:00hs Baile da Amizade
Local: Sociedade Beneficente Dom Pedro II
Inscrições: 3321-2752/3321-2817 (SEML J)
30/09
09:00 III Caminhada dos Idosos (FPPPI)
Local: Parque Barigui
09 às 17hs – Ação de Prevenção de Lesões Bucais.
Local: Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho
01/10
09 às 17hs Ação de Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso
Local: Museu Oscar Niemeyer (FAVI)
Conferências Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Ctba e RM
Agradecemos a imensa colaboração do Membro do Fórum Alberto Nogueira que representa a UNAPP na Comissão de Legislação da Pessoa Idosa - FPPPI nas conferências Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosae a todos os demais membros.
São pensamentos assim que o Brasil precisa para um maior crescimento em politicas públicas direcionadas a pessoa idosa.
http://bronca-blogdobronca.blogspot.com/2011/09/cabecas-brancas-lotam-plenarias-de.html
São pensamentos assim que o Brasil precisa para um maior crescimento em politicas públicas direcionadas a pessoa idosa.
http://bronca-blogdobronca.blogspot.com/2011/09/cabecas-brancas-lotam-plenarias-de.html
"Por proposta do FPPPI o município terá que criar o Portal da Transparencia, onde a FAS - Fundação de Ação Social do Paraná deverá publicar todas as receitas e aplicações de recursos na politica do Idoso. Já para o Paraná, a mesma proposta também foi aprovada, no entanto, as principais propostas foram encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontece em Novembro, em Brasilia."
PARTICIPEM!!! Reunião Ordinária do mês de SETEMBRO 2011
O Fórum estará recebendo este mês importantes palestras, do Sr. José Araújo (CEDI-PR) e da Dra. Tereza Kindra (Sec. Mun. da Saúde/PMC) que estarão colocando os fatores principais e atuais relacionados as políticas públicas voltada a pessoa idosa no Estado e Município.
Participem conosco e divulguem!!!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
REUNIÃO ORDINÁRIA - MÊS SETEMBRO 2011
O Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana (FPPPI) convida para Reunião Mensal, a ser realizada no dia 23 de setembro de 2010, das 14h00 as 17h00, na biblioteca do Asilo São Vicente de Paulo, localizado na
Rua São Vicente, 100, Juvevê - Curitiba Tel: (41) 3313-5353.
Rua São Vicente, 100, Juvevê - Curitiba Tel: (41) 3313-5353.
Entre os assuntos serão discutidos os resultados da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa a partir da palestra:
"Conferências e Foruns de Direitos da Pessoa Idosa- participar para mudar", que será ministrada pelo
Sr. José Araújo da Silva
(Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e
Secretário Adjunto do FPPPI).
Sr. José Araújo da Silva
(Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e
Secretário Adjunto do FPPPI).
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Reunião de Almirante Tamandaré - Agosto 2011
O Fórum agradece imensamente a todos os idosos de Almirante Tamandaré pelo grande acolhimento da Reunião Ordinária do FPPPI no mês de Agosto. Também somos gratos pelo empenho de todos os organizadores, em especial a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, representada pela Vice-Prefeita Dete Pavoni, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Adilson José Pavoni), ao Conselho Municipal do Idoso (Presidente: Isaias e Vice-Presidente Dr. Nelson Prevedello Jr.) e aos palestrantes Carolina Batista e Márcio Silva (Musicoterapia). Também participaram do evento representantes da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância e aos Grupos da Terceira Idade. Para a realização do evento contou-se com o apoio da Sanepar, da Paróquia da Igreja Anjo da Guarda, dos Conselheiros do Conselho Municipal do Idoso e dos membros do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa.
Estiveram presentes neste encontro representantes das Regiões Metropolitanas: Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais e Fazenda Rio Grande. Abertura do Evento
Apresentação do Coral Maria Lopes de Paula
(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)
Palestra sobre Musicoterapia com Márcio Silva e Carolina Batista
Apresentação do Fórum Popular Permenente da Pessoa Idosa
Mariana Z. C. Madi e Edilmere Sprada
"... a música acompanha cada homem desde antes de
seu nascimento até o momento em que morre [...] é
utilizada como elemento de expressão individual e
coletiva e se insere em quase todas as atividades do
homem" (Barcellos, 1992)
domingo, 14 de agosto de 2011
ATENÇÃO!! REUNIÃO DO FÓRUM 19 AGOSTO EM ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR
Neste mês de Agosto a Reunião Ordinária do FPPPI será realizada dia 19 de agosto (sexta-feira) na Região Metropolitana de Almirante Tamandaré - Paraná. Contamos com a participação de todos!!!!
terça-feira, 2 de agosto de 2011
NOTÍCIA: A CADA QUATRO DIAS, UM IDOSO É ROUBADO POR PARENTE.
Os casos de cartão bancário usado indevidamente ou empréstimo contraído por familiares lideram o ranking de crimes contra pessoas da terceira idade 01/08/2011 | 10:07 | Agência Estado
A cada quatro dias, chega ao conhecimento da Polícia Civil da capital paulista uma queixa de idoso roubado por parente ou conhecido. Os casos de cartão bancário usado indevidamente ou empréstimo contraído por familiares lideram o ranking de crimes contra pessoas da terceira idade na cidade de São Paulo no primeiro semestre. Dos 180 registros policiais feitos por idosos 43 se referiam a esse tipo de crime.
Em segundo lugar nas estatísticas de crimes contra pessoas com mais de 65 anos aparecem discussões e xingamentos, com 41 casos, seguidos de agressões físicas (35). Os demais estão relacionados a abandono, maus-tratos, discriminação e má qualidade no atendimento clínico, hospitalar e de planos de saúde. Os números podem ser ainda maiores, pois há quem prefira não levar a história à polícia.
“A maior parte dos extravios de cartões de banco tem a ver com filhos e netos”, diz o presidente do Conselho Municipal do Idoso Marcel Thomé, de 73. Alguns anos atrás, afirma Thomé, parentes se apoderavam até do cartão de ônibus do idoso. “Agora, a Prefeitura mudou o cartão. Mas tinha parente que andava com o cartão do transporte para lá e para cá.”
Segundo Thomé, muitos idosos evitam fazer queixas, porque temem não receber mais visitas da família. “É difícil denunciar o próprio filho.” O Conselho Municipal registra de 20 a 30 denúncias de maus-tratos por dia, média de uma ligação por hora. No fim do mês, são mais de 800 casos. “Há muitos maus-tratos em asilos. Quando é questão de dinheiro pego indevidamente, encaminhamos para delegacias.” As informações são do Jornal da Tarde
domingo, 31 de julho de 2011
Reunião do dia 29 de julho - Centro Integrado São Vicente de Paulo
A reunião ordinária do mês de julho, realizada no Centro de Integração São Vicente de Paulo foi muito produtiva, tendo inicialmente a apresentação da Coordenadora Cristina Ferraz do Projeto Piloto da Prefeitura Municipal de Curitiba de Atendimento Domiciliar em Saúde dos Idosos (ADS), que atualmente está acontecendo no Centro Municipal de Urgências Médicas do Bairro Pinheirinho implantado pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe tem a missão de dar suporte às famílias de doentes crônicos a partir de 60 anos.
Cristina Ferraz
Posteriormente a apresentação da palestra, foi lida a ata da reunião do mês anterior. Edilmere comentou da nova lei de 27 de julho de 2011, a Lei n.12.461, que altera a Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para estabelecer a notificação compulsória dos atos de violência praticados contra o idoso atendido em serviço de saúde. Mariana Zilli Calabresi Madi, Secretaria Geral do FPPPI iniciou a pauta comentando sobre o edital do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, e que as instituições cadastradas neste conselho podem encaminhar projetos, e que o FPPPI juntamente com a Associação de Proteção ao Idoso Ana Rosa, estarão encaminhando um projeto para a III Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana - Marcha dos Cabeças Brancas. Outro tema discutido em reunião foi sobre outras movimentações que estão ocorrendo em Curitiba em relação aos eventos do Dia Internacional do Idoso. Também foi comentado sobre a regularização do regimento geral do fórum em concordância com o regimento do Fórum Nacional. O FPPPI irá analisar os itens requeridos pelo Nacional e colocará em votação somente na próxima assembléia geral. Outros assuntos foram dialogados e ao final foi empossado novo membro na Comissão de Trabalho, Sra. Marlene Figueiró da Associação de Proteção aos Idosos Ana Rosa, a mesma participou da fundação do fórum em 2005 e retorna as atividades atualmente. Também foi incluido nas comissões de trabalho a ABRAZ-PR na pessoa de Rodrigo Barbieri, ficando como representante do IAPI (Instituto Amigos da Pessoa Idosa) o Sr. Altair.
Rodrigo Barbieri (ABRAZ-PR), Mariana Zilli (FPPPI)e Marlene Figueiró (API)
Próxima reunião acontecerá em Almirante Tamandaré -PR.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Reunião Ordinária do Fórum - 29 de julho de 2011
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS...
Pauta da Reunião do Fórum:
1. Regimento do FPPPI em adequação ao Fórum Nacional;
2. Projetos a serem encaminhados ao CMDI;
3. Necessidades especiais da entidade filiada ao Fórum;
4. Projeto da III Caminhada dos Cabeças Brancas - 01 de outubro
5. Demais assuntos relacionados à pessoa idosa e temas pendentes da última reunião.
Evento do dia 15 de junho...
O evento do Dia Mundial da Conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa realizado no dia 15 de junho foi um sucesso. Estiveram presentes compondo a mesa diretiva:
- Secretária Geral, Mariana Zilli Calabresi Madi do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, entidade organizadora deste evento – a Secretária Administrativa deste fórum, Edilmere Regina Sprada
- Governo do Estado do Paraná, Senhor Beto Richa, o Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Senhor Iram de Rezende- Secretario Estadual de Saúde, Senhor Michele Caputo Neto, o Senhor Rubens Bendlin.
- CEDI – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso o Vice-Presidente Senhor Gilson Fernando Gomy de Ribeiro
- Comissão Municipal de Saúde de Curitiba – Dr. Rodrigo Barbieri
- SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – Senhor Osmar de Araújo Gomes.
- CONSAI – Corporação Nacional de Saúde Integrada e o IDQVE – Instituto de Desenvolvimento de Qualidade de Vida e Envelhecimento Ativo - Senhor Roni Lima
- Sociedade Filatélica de Curitiba/CORREIOS- Senhor João Alberto Correia da Silva.
- Câmara dos Vereadores de Curitiba - Senhor Algaci Tulio
0800 41 00 01 para denúncias.
Dra Rosana Beraldi Bevervanço do CAOPI/MP, falou do fundo do idoso, do fechamento/falta de funcionamento adequado da Delegacia do Idoso, da gratuidade do transporte coletivo dos Municípios, da falta de acessibilidade nas cidades Paranaenses:
Dr. Cornélio A Capaverde, da OAB-PR/Comissão dos Direitos do Idoso, falou sobre o artigo 4º do Estatuto do Idoso, e comenta que no judiciário o volume de processos são muitos, processos estes, que não andam por falta de juízes e da falta de cultura de funcionários, pois deveriam ser melhores preparados para o atendimento a pessoa idosa.
Emerson Luiz Peres, da SESA falou aos presentes sobre a ficha de notificação a violência contra a pessoa idosa que será preenchida nas instituições de saúde. Em seguida foi o lançamento do selo postal junto ao Correio através dos Diretores do Correio:
Caminhada simbólica da Biblioteca Pública do Paraná até a Boca Maldita na Rua XV de Novembro/ Centro de Curitiba:
As manifestações também ocorreram na Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, no período da tarde:
terça-feira, 7 de junho de 2011
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - 15 de junho
MEU MUNDO, SEU MUNDO, NOSSO MUNDO ... SEM VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA
PROGRAMAÇÃO
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
09:00 HS - Abertura pelo FPPPI
09:20 hs - Disque Idoso - Dulce Maria Darolt
09:50hs - CAOPI-MP - Dra. Rosana Beraldi Bevervanço
09:20 hs - Disque Idoso - Dulce Maria Darolt
09:50hs - CAOPI-MP - Dra. Rosana Beraldi Bevervanço
10:15hs - OAB PR/Comissão dos Direitos do Idoso - Dr. Cornélio A. Capaverde
Apresentação do Coral da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinson
11:00hs Caminhada simbólica da Biblioteca Publica do Paraná até a Boca Maldita da Rua XV de Novembro/Centro de Curitiba
11:00hs Caminhada simbólica da Biblioteca Publica do Paraná até a Boca Maldita da Rua XV de Novembro/Centro de Curitiba
PARTICIPE!!
Em São José dos Pinhais haverá mobilização no período da tarde na Câmara dos Vereadores.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Reunião de MAIO 2011 - Associação de Proteção aos Idosos Ana Rosa/Bairro Alto - Curitiba
A Reunião do FPPPI no mês de maio foi muito proveitosa, inicialmente apresentou-se um resumo das atividades do Fórum e posteriormente iniciou a palestra com Esp. Angela de Moura Brandini, fisioterapeuta e especialista em Gerontologia. Esta falou sobre automassagem e fez uma atividade prática com os presentes. Após a palestra iniciou-se a Assembléia Geral para discussões de pontos específicos da pauta, apresentação de assuntos de políticas públicas para o idoso e por fim a votação dos folders para o evento do dia 15 de junho Dia da Conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa e sobre a organização da III Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana.
Vejam as fotos:
Palestra Angela de M. BrandiniLeitura de Poesias pelos idosos
Assembléia Geral do FPPPI
Brasil tem poucas instituições para idosos, aponta levantamento do Ipea
24/05/2011
São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos. Em dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou 41% e a população com mais de 80 anos cresceu 61%.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) aplicada concluiu que o Brasil tem poucas instituições para idosos. Muito menos do que seria preciso.
Os nomes são muitos: abrigo, asilo, retiro, casa de acolhimento. Pelo nome oficial quase ninguém conhece: instituição de longa permanência para idosos. Eles são muito poucos ainda e o brasileiro está envelhecendo.
Em dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou 41%. No mesmo período, a população com mais de 80 anos cresceu 61%. E nessa fase da vida, às vezes, já não se pode viver mais sozinho. É preciso ajuda até para caminhar.
O resultado do primeiro censo de abrigos para idosos do Brasil foi divulgado nesta terça-feira (24). São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas criticaram a falta de investimentos públicos em instituições para idosos.
“A demanda está aumentando muito e a tendência para os próximos dez anos é um grande aumento na demanda por cuidado não familiar, então o governo precisa investir nessa área”, afirmou a técnica de planejamento e pesquisa do IPEA Ana Amélia Camarano.
Além do levantamento, que mostra a situação atual nos abrigos e asilos, o estudo dos técnicos do Ipea procurou apresentar também propostas de como poderia ser o atendimento aos idosos no país. Algumas ideias já estão em execução no Rio.
Entre as formas alternativas, estão cuidadores familiares e centros de convivência, onde as pessoas passam o dia e depois voltam para casa.
“Exercícios físicos, boa alimentação, um ambiente saudável”, explicou a diretora da Casa de Santa Ana, Maria de Lourdes Brasna. Dona Nancy mora com a família, mas passa o dia no centro de convivência. “Eu pretendo viver até os 100 anos. Porque eu estou com 25 agora”, brincou ela.
Em dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou 41%. No mesmo período, a população com mais de 80 anos cresceu 61%. E nessa fase da vida, às vezes, já não se pode viver mais sozinho. É preciso ajuda até para caminhar.
O resultado do primeiro censo de abrigos para idosos do Brasil foi divulgado nesta terça-feira (24). São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas criticaram a falta de investimentos públicos em instituições para idosos.
“A demanda está aumentando muito e a tendência para os próximos dez anos é um grande aumento na demanda por cuidado não familiar, então o governo precisa investir nessa área”, afirmou a técnica de planejamento e pesquisa do IPEA Ana Amélia Camarano.
Além do levantamento, que mostra a situação atual nos abrigos e asilos, o estudo dos técnicos do Ipea procurou apresentar também propostas de como poderia ser o atendimento aos idosos no país. Algumas ideias já estão em execução no Rio.
Entre as formas alternativas, estão cuidadores familiares e centros de convivência, onde as pessoas passam o dia e depois voltam para casa.
“Exercícios físicos, boa alimentação, um ambiente saudável”, explicou a diretora da Casa de Santa Ana, Maria de Lourdes Brasna. Dona Nancy mora com a família, mas passa o dia no centro de convivência. “Eu pretendo viver até os 100 anos. Porque eu estou com 25 agora”, brincou ela.
terça-feira, 17 de maio de 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
Reunião de São José dos Pinhais - ABRIL 2011
Agradecemos a imensa colhida pela Região Metropolitana SÃO JOSÉ DOS PINHAIS na última reunião ordinária do Fórum. Teve-se grande adesão e uma excelente palestra sobre Segurança aos Idosos pela Guarda Municipal de SJ dos Pinhais. Esperamos sempre estar com todos em nossas reuniões.
NOTA DE APOIO AO CNDI
O FÓRUM PERMANENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL DE DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, em razão da situação e fatos ocorridos durante as reuniões do mês de abril do CNDI, vem manifestar-se incondicionalmente pela preservação dos princípios democráticos e, principalmente, pela AUTONOMIA do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, e, conseqüentemente, a todos os Conselhos Estaduais e Municipais de todo o Brasil.
A Autonomia dos Conselhos se efetiva, sobretudo no exercício do seu papel de defensor dos Direitos da Pessoa Idosa presente nas Leis promulgadas, principalmente nas Leis 8842/94 (PNI) e 10741/03 (Estatuto do Idoso), e, também, no de exigir a imediata implementação integral da Política Nacional do Idoso e a plena efetivação do Estatuto do Idoso.
Nesta perspectiva, o Fórum Nacional neste manifesto apela aos Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais para que se mantenham comprometidos, atentos e alerta a seus papéis políticos na Defesa de Direitos das Pessoas Idosas e no cumprimento das Leis. Com este posicionamento dos Conselheiros, espera-se que não ocorram omissões e facilidades em ‘executar’ papéis que não correspondam aos atribuídos aos Conselhos nas Legislações maiores. Isto implica não corresponder com obediência servil, colaboração ou corroboração a papéis ou funções que afetem a autonomia política dos Conselhos, como já aconteceu em outros momentos, já manifestados pelo Fórum nacional através de suas Moções, em especial, exemplificamos a omissão do CNDI frente às desastradas estratégias técnicas e políticas adotadas no processo de criação e implantação do Programa PLANTAR-RJ resultando na criação de Conselho Municipal com flagrante violação à legislação vigente.
Neste sentido, é emergente que o CNDI produza uma resolução com diretrizes mínimas para que todos os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais se estruturem de forma mais condizente com seu caráter deliberativo, fiscalizador e de Controle Social Democrático.
Chamamos especial atenção para o entendimento político, institucional e administrativo em relação à vinculação dos Conselhos aos Órgãos de Governo. Vinculação não significa atrelamento, subserviência ou submissão aos Órgãos Governamentais. Vinculação institucional significa o papel do Estado (governos) para assegurar e garantir o funcionamento do Conselho e prover do apoio administrativo operacional dos Conselhos. O Fórum Nacional lembra e afirma que o papel central de Conselhos não é o da execução, mas, sim o de afirmar seu caráter político no Controle Social Democrático e de se fazer cumprir a implantação de políticas públicas, além do acompanhamento e monitoramento, conforme determina as Legislações.
Assim, relevamos e apoiamos quaisquer manifestações de Conselheiros que demonstrem coragem, firmeza e disposição na defesa intransigente pela AUTONOMIA dos Conselhos e de rechaçar qualquer forma de violação ou restrição a essa autonomia, em especial, o de superar ‘vícios de origem’ desde seu passado que denotam ‘atrelamento’ e indefinição dos reais papéis do Conselho. É hora de o CNDI assumir de forma mais atuante e contundente seu papel deliberativo, fiscalizador e de Controle Social em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e é neste particular que o Fórum Nacional tem se posicionado desde o Iº Encontro em 2009.
Reafirmamos que Conselhos sem AUTONOMIA não terão como cumprir seu caráter político e seus papéis, principalmente o de levar avante o princípio democrático, constitucional, como Órgão defensor dos Direitos da Pessoa Idosa e pleno exercício do Controle Social Democrático. Nesse sentido, entendemos ser inadmissível qualquer forma de ingerência governamental.
Entendemos que a relação entre governo e sociedade civil em um Conselho deve ser sempre estimulada com base no diálogo e na negociação, independente do papel ou posição que cada Órgão exerça na operacionalização administrativa e de funcionalidade de um Conselho.
Entendemos que o CNDI precisa posicionar-se na defesa intransigente de sua autonomia e de investir em sua habilidade para barrar ingerências de todas as formas, inclusive, as mascaradas, disfarçadas e escamoteadas que o atacam ao longo dos anos, fatos esses que o Fórum Nacional tem sido incansável em denunciar.
Esperamos que os fatos recentes nos sirvam de ALERTA para que se destaque a importância da Autonomia dos Conselhos, de modo a difundi-la em cada Conselho em todo o território nacional.
Em 02/05/2011
COORDENAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL
sábado, 30 de abril de 2011
DOAÇÕES EM ANTONINA/PR PELO FÓRUM - 23 de Abril (Campanha SOS Enchentes)
Com a campanha realizada pelo FPPPI em março, os amigos do Fórum ajudaram muitos amigos idosos da Casa de Repouso Pommerhein em Pomerode/SC com a doação de fraldas geriátricas. Com a arrecadação de cobertores, travesseiros, roupas, etc. foi possível ajudar as pessoas (cerca de 12 famílias) que estão há mais de 2 meses alojados em uma escola em Antonina-PR devido as grandes chuvas que ocasionaram uma devastação em grandes áreas. Constatou-se que mesmo agora, passados tempos, a população de Antonina necessita de apoio. Estivemos entregando as doações em um dia de solidariedade dos alunos/estudantes de Tampa/Flórida EUA juntos com o Projeto Vida.
Neste dia, além das doações do Fórum, houve corte de cabelo, momento saúde (verificação da pressão arterial e orientações) e entrega de sandálias e algodão doce pelo Projeto Vida.
Agradecemos a essas pessoas integrantes do Projeto Vida que nos atenderam
no dia e ajudaram na organização das doações.
DOAR é VIDA! Vida é ser livre, é ser feliz, é ter DIGNIDADE!
Assinar:
Postagens (Atom)
















