Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - 15 de junho

MEU MUNDO, SEU MUNDO, NOSSO MUNDO ... SEM VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA
      
    PROGRAMAÇÃO
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
    09:00 HS - Abertura pelo FPPPI
09:20 hs - Disque Idoso - Dulce Maria Darolt
09:50hs - CAOPI-MP - Dra. Rosana Beraldi Bevervanço
    10:15hs - OAB PR/Comissão dos Direitos do Idoso - Dr. Cornélio A. Capaverde
    Apresentação do Coral da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinson
11:00hs Caminhada simbólica da Biblioteca Publica do Paraná até a Boca Maldita da Rua XV de Novembro/Centro de Curitiba
    PARTICIPE!!
    Em São José dos Pinhais haverá mobilização no período da tarde na Câmara dos Vereadores.
       

quinta-feira, 26 de maio de 2011

15 de JUNHO - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Reunião de MAIO 2011 - Associação de Proteção aos Idosos Ana Rosa/Bairro Alto - Curitiba

A Reunião do FPPPI no mês de maio foi muito proveitosa, inicialmente apresentou-se um resumo das atividades do Fórum e posteriormente iniciou a palestra com Esp. Angela de Moura Brandini, fisioterapeuta e especialista em Gerontologia. Esta falou sobre automassagem e fez uma atividade prática com os presentes. Após a palestra iniciou-se a Assembléia Geral para discussões de pontos específicos da pauta, apresentação de assuntos de políticas públicas para o idoso e por fim a votação dos folders para o evento do dia 15 de junho Dia da Conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa e sobre a organização da III Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana.
Vejam as fotos:
                                            Palestra Angela de M. Brandini

                                          Leitura de Poesias pelos idosos



                                              Assembléia Geral do FPPPI

Brasil tem poucas instituições para idosos, aponta levantamento do Ipea

24/05/2011

São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos. Em dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou 41% e a população com mais de 80 anos cresceu 61%.


Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) aplicada concluiu que o Brasil tem poucas instituições para idosos. Muito menos do que seria preciso.

Os nomes são muitos: abrigo, asilo, retiro, casa de acolhimento. Pelo nome oficial quase ninguém conhece: instituição de longa permanência para idosos. Eles são muito poucos ainda e o brasileiro está envelhecendo.

Em dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos aumentou 41%. No mesmo período, a população com mais de 80 anos cresceu 61%. E nessa fase da vida, às vezes, já não se pode viver mais sozinho. É preciso ajuda até para caminhar.

O resultado do primeiro censo de abrigos para idosos do Brasil foi divulgado nesta terça-feira (24). São apenas 3.548 instituições em todo o país, onde vivem 83.870 pessoas com mais de 60 anos.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas criticaram a falta de investimentos públicos em instituições para idosos.

“A demanda está aumentando muito e a tendência para os próximos dez anos é um grande aumento na demanda por cuidado não familiar, então o governo precisa investir nessa área”, afirmou a técnica de planejamento e pesquisa do IPEA Ana Amélia Camarano.

Além do levantamento, que mostra a situação atual nos abrigos e asilos, o estudo dos técnicos do Ipea procurou apresentar também propostas de como poderia ser o atendimento aos idosos no país. Algumas ideias já estão em execução no Rio.

Entre as formas alternativas, estão cuidadores familiares e centros de convivência, onde as pessoas passam o dia e depois voltam para casa.

“Exercícios físicos, boa alimentação, um ambiente saudável”, explicou a diretora da Casa de Santa Ana, Maria de Lourdes Brasna. Dona Nancy mora com a família, mas passa o dia no centro de convivência. “Eu pretendo viver até os 100 anos. Porque eu estou com 25 agora”, brincou ela.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Reunião de São José dos Pinhais - ABRIL 2011

Agradecemos a imensa colhida pela Região Metropolitana SÃO JOSÉ DOS PINHAIS na última reunião ordinária do Fórum. Teve-se grande adesão e uma excelente palestra sobre Segurança aos Idosos pela Guarda Municipal de SJ dos Pinhais. Esperamos sempre estar com todos em nossas reuniões.



NOTA DE APOIO AO CNDI

O FÓRUM PERMANENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL DE DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, em razão da situação e fatos ocorridos durante as reuniões do mês de abril do CNDI, vem manifestar-se incondicionalmente pela preservação dos princípios democráticos e, principalmente, pela AUTONOMIA do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, e, conseqüentemente, a todos os Conselhos Estaduais e Municipais de todo o Brasil.

A Autonomia dos Conselhos se efetiva, sobretudo no exercício do seu papel de defensor dos Direitos da Pessoa Idosa presente nas Leis promulgadas, principalmente nas Leis 8842/94 (PNI) e 10741/03 (Estatuto do Idoso), e, também, no de exigir a imediata implementação integral da Política Nacional do Idoso e a plena efetivação do Estatuto do Idoso.

Nesta perspectiva, o Fórum Nacional neste manifesto apela aos Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais para que se mantenham comprometidos, atentos e alerta a seus papéis políticos na Defesa de Direitos das Pessoas Idosas e no cumprimento das Leis. Com este posicionamento dos Conselheiros, espera-se que não ocorram omissões e facilidades em ‘executar’ papéis que não correspondam aos atribuídos aos Conselhos nas Legislações maiores. Isto implica não corresponder com obediência servil, colaboração ou corroboração a papéis ou funções que afetem a autonomia política dos Conselhos, como já aconteceu em outros momentos, já manifestados pelo Fórum nacional através de suas Moções, em especial, exemplificamos a omissão do CNDI frente às desastradas estratégias técnicas e políticas adotadas no processo de criação e implantação do Programa PLANTAR-RJ resultando na criação de Conselho Municipal com flagrante violação à legislação vigente.

Neste sentido, é emergente que o CNDI produza uma resolução com diretrizes mínimas para que todos os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais se estruturem de forma mais condizente com seu caráter deliberativo, fiscalizador e de Controle Social Democrático.

Chamamos especial atenção para o entendimento político, institucional e administrativo em relação à vinculação dos Conselhos aos Órgãos de Governo. Vinculação não significa atrelamento, subserviência ou submissão aos Órgãos Governamentais. Vinculação institucional significa o papel do Estado (governos) para assegurar e garantir o funcionamento do Conselho e prover do apoio administrativo operacional dos Conselhos. O Fórum Nacional lembra e afirma que o papel central de Conselhos não é o da execução, mas, sim o de afirmar seu caráter político no Controle Social Democrático e de se fazer cumprir a implantação de políticas públicas, além do acompanhamento e monitoramento, conforme determina as Legislações. 

Assim, relevamos e apoiamos quaisquer manifestações de Conselheiros que demonstrem coragem, firmeza e disposição na defesa intransigente pela AUTONOMIA dos Conselhos e de rechaçar qualquer forma de violação ou restrição a essa autonomia, em especial, o de superar ‘vícios de origem’ desde seu passado que denotam ‘atrelamento’ e indefinição dos reais papéis do Conselho. É hora de o CNDI assumir de forma mais atuante e contundente seu papel deliberativo, fiscalizador e de Controle Social em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e é neste particular que o Fórum Nacional tem se posicionado desde o Iº Encontro em 2009.

Reafirmamos que Conselhos sem AUTONOMIA não terão como cumprir seu caráter político e seus papéis, principalmente o de levar avante o princípio democrático, constitucional, como Órgão defensor dos Direitos da Pessoa Idosa e pleno exercício do Controle Social Democrático.  Nesse sentido, entendemos ser inadmissível qualquer forma de ingerência governamental.

Entendemos que a relação entre governo e sociedade civil em um Conselho deve ser sempre estimulada com base no diálogo e na negociação, independente do papel ou posição que cada Órgão exerça na operacionalização administrativa e de funcionalidade de um Conselho.

Entendemos que o CNDI precisa posicionar-se na defesa intransigente de sua autonomia e de investir em sua habilidade para barrar ingerências de todas as formas, inclusive, as mascaradas, disfarçadas e escamoteadas que o atacam ao longo dos anos, fatos esses que o Fórum Nacional tem sido incansável em denunciar.

Esperamos que os fatos recentes nos sirvam de ALERTA para que se destaque  a importância da Autonomia dos Conselhos, de modo a difundi-la em cada Conselho em todo o  território nacional.

Em 02/05/2011

COORDENAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL

sábado, 30 de abril de 2011

DOAÇÕES EM ANTONINA/PR PELO FÓRUM - 23 de Abril (Campanha SOS Enchentes)


Com a campanha realizada pelo FPPPI em março, os amigos do Fórum ajudaram muitos amigos idosos da Casa de Repouso Pommerhein em Pomerode/SC com a doação de fraldas geriátricas. Com a arrecadação de cobertores, travesseiros, roupas, etc. foi possível ajudar as pessoas (cerca de 12 famílias) que estão há mais de 2 meses alojados em uma escola em Antonina-PR devido as grandes chuvas que ocasionaram uma devastação em grandes áreas. Constatou-se que mesmo agora, passados tempos, a população de Antonina necessita de apoio. Estivemos entregando as doações em um dia de solidariedade dos alunos/estudantes de Tampa/Flórida EUA juntos com o Projeto Vida.


 Neste dia, além das doações do Fórum, houve corte de cabelo, momento saúde (verificação da pressão arterial e orientações) e entrega de sandálias e algodão doce pelo Projeto Vida.
Agradecemos a essas pessoas integrantes do Projeto Vida que nos atenderam
no dia e ajudaram na organização das doações.


DOAR é VIDA! Vida é ser livre, é ser feliz, é ter DIGNIDADE!

CURITIBA - Passageiro de ônibus que não respeitar assentos preferenciais poderá pagar multa

O desrespeito aos assentos reservados para idosos e deficientes físicos no transporte público de Curitiba foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28) no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Além da promotora Rosana Bevervanço, representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Fundação de Ação Social (FAS) e dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência estiveram presentes no encontro que anunciou a criação de um grupo para discutir o tema e buscar soluções.

Uma das primeiras medidas sugeridas na reunião é a aplicação de multa aos passageiros que não respeitam os assentos preferenciais. Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos. O grupo deve se reunir com vereadores para apresentar propostas e buscar soluções para o problema.
MP cobra respeito a vagas preferenciaisA intenção da multa, que poderia ser com dinheiro ou com a prestação de serviços públicos, é evitar que os usuários do transporte público ocupem os espaços preferenciais sem necessidade. A medida poderia funcionar nos moldes da lei antifumo ou das vagas especiais.
Quanto à fiscalização, a Urbs declarou que não poderia ser uma responsabilidade atribuída aos motoristas ou cobradores e o MP-PR concordou, para que não haja acúmulo de funções. Com isso, será preciso encontrar uma solução para a questão.
Outra questão é a ocupação dos assentos especiais para as pessoas que estão acompanhando os idosos ou deficientes nos ônibus. A ideia que estas pessoas também possam ocupar os assentos preferenciais.
Novas reuniões do grupo devem ser agendadas a partir do próximo mês para que as proposições sejam discutidas.
Veja também: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1120389&tit=MP-cobra-respeito-a-vagas-preferenciais

domingo, 17 de abril de 2011

DOAÇÕES REALIZADAS PELO FÓRUM NA CAMPANHA SOS ENCHENTES

     O FPPPI realizou a campanha SOS ENCHENTE devido as grandes chuvas que prejudiram o litoral do Paraná e Santa Catarina.
     A cidade de Pomerode de SC, teve o Centro de Convivência de Idosos chamado PommerHein  totalmente alagado pelas águas das chuvas, sendo o local praticamente destruido e tendo seus idosos (42)  alojados na Igreja São Ludjero. As camas foram totalmente destruidas e os idosos dormiam em colchões no chão. Graças as doações de empresas, novos móveis foram conseguidos, mas muita ajuda ainda é necessária para voltar como era antes.
     O FPPPI ficou sensibilizado com a situação de Pomerode/SC e do nosso litoral, principalmente Antonina.
      Uma das primeiras doações arrecadadas foi encaminhada ao Centro de Convivência em Pomerode pela Secretária Geral do Fórum, a Psicóloga Mariana Zilli Calabresi. 200 fraldas geriátricas foram doadas pelo LIONS CLUBE GAMA DE CURITIBA, assim como outras doações feitas pelos alunos do CBES e da Faculdade São Braz (ISAL), essas também doadas em 14 de abril ao mesmo centro.
      As demais arrecadações que ainda estão sendo realizadas, serão encaminhadas ao litoral do Paraná, especificamente Antonina, por ainda estar em situação delicada, com muitas pessoas, incluindo idosos alojados em escolas ou locais públicos.
      Abaixo seguem as fotos das doações realizadas em Santa Catarina no Centro de Convivência de Idosos PommerHeim.
      O Fórum agradece a participação de todos nesta campanha.

      Solidariedade faz parte dos grandes corações.
A união que faz a diferença!



terça-feira, 12 de abril de 2011

Representantes do fórum da sociedade civil de defesa dos direitos da pessoa idosa são recebidos em audiência na SDH

11/ABR/2011
O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representando a ministra Maria do Rosário, recebeu na sexta-feira passada (8), em audiência, a coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede da SDH, em Brasília (DF).

Os representantes do Fórum apresentaram suas demandas à SDH e ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI - ligado à SDH). Entre elas o pedido de inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 de metas de apoio aos Fóruns Permanentes e aos Movimentos Sociais do Segmento do Idoso.

O grupo solicitou ainda apoio para a realização do 3º Encontro que o Fórum realizará em novembro deste ano, em Salvador (BA). O secretário nacional recomendou ao Fórum que formalize o pedido de apoio para que a SDH possa avaliar as possibilidades de atendimento ao pleito, bem como outras formas de apoio.

“A audiência demonstrou a abertura que a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso têm para com os movimentos sociais”, afirma Eduardo Ramirez Mezza, coordenador geral do CNDI. Segundo ele, o encontro abriu um canal de comunicação que se soma na construção de pautas positivas e de busca de soluções conjuntas para o fenômeno do envelhecimento populacional.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos, além do secretário nacional, estiveram na audiência o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, e a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso, Sandra Regina Gomes. Pelo Conselho Nacional dos Direitos do idoso, a presidenta, Karla Cristina Giacomin, e o coordenador-geral, Eduardo Ramirez Meza.

Representando a Coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, compareceram: Serafim Fortes Paes e Jailton Thulher do Rosário (RJ), Antônio Pompeu (CE); Milton Machado Júnior, Romilda Machado e Belanísia Ribeiro dos Santos (BA); Madalena Moda (PA); Patrícia Novo e José Araújo da Silva (PR).

sábado, 9 de abril de 2011

A OAB decidiu inspecionar as instituições de longa permanência para idosos no país

Para isso, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Jayme Asfora, recomendará a criação de colegiados específicos, em cada seccional da entidade, com o tema do idoso. A decisão veio depois da série de reportagens do Estado de Minas e do Correio Braziliense Retratos de um país que não sabe envelhecer, mostrando as mais graves violências sofridas pelas pessoas de idade avançada. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou também uma reunião com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social para alinhavar uma política específica voltada aos idosos em situação de risco no Brasil.


Maria do Rosário destacou preocupação especial com os serviços de abrigamento prestados à população envelhecida no país, diante do panorama atual, em que só 6% das quase 4 mil instituições são públicas. “Temos que olhar para a situação dos estabelecimentos não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, disse a ministra, mencionando que o tema será prioridade na 3ª Conferência Nacional do Idoso, que será realizada no segundo semestre.

A criação das comissões de idosos dentro das seccionais da Ordem dos Advogados, segundo Asfora, poderá se inspirar no trabalho que a entidade de Pernambuco já faz. “Aqui, criamos em 2007 esse núcleo, com bons resultados no acompanhamento das demandas dos idosos. Então, recomendarei às seccionais das 26 unidades da federação que façam o mesmo. Criando as comissões, poderemos elaborar um plano de ação para fiscalização dos abrigos, além de elaborar políticas específicas para a área. A OAB não pode deixar de dar ressonância a esse tema”, enfatizou Asfora.

Na Câmara dos Deputados, os assuntos abordados nas reportagens também repercutiram. Ontem, o deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI) aprovou na Comissão de Segurança Pública a realização de uma audiência pública com instituições financeiras, entre outros especialistas no tema do envelhecimento, para debater o problema das fraudes em empréstimos consignados.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110407111853&assunto=5&onde=Brasil

sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeito Luciano Ducci e o Governador Beto Richa, participam de encontro com lideranças comunitárias.

Edilmere Sprada representa o Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa no encontro de lideranças comunitárias com o Governador Beto Richa e o Prefeito de Curitiba Luciano Ducci. Também estavam presentes a primeira dama Fernanda Richa e Marry Ducci. O café da manhã aconteceu no dia 24 de março no Museu Oscar Niemayer em Curitiba.


segunda-feira, 21 de março de 2011

SOS ENCHENTES - DOE E AJUDE UM IDOSO!!!!

SOS ENCHENTES - Campanha de fraldas geriátricas e material de higiene para idosos dependentes que sofrem as consequencias das enchentes no Paraná e em Santa Catarina... DOE e AJUDE um idoso...


quinta-feira, 17 de março de 2011

Abaixo-assinado PLANO NACIONAL DE AÇÃO ALZHEIMER

Tendo em vista que a doença de Alzheimer vitimiza cerca de 1 milhão e 200 mil famílias no nosso País e considerando que são urgentes ações políticas para o enfrentamento dessa verdadeira epidemia que devasta o paciente e suas famílias:


Considerando a necessidade imperiosa de ações práticas a curto e médico prazo no sentido de amenizar o impacto da doença em nosso meio:

Nós, familiares e profissionais de saúde da área , convocamos as autoridades a estabelecerem, de imediato, seu apoio em implantar ações práticas considerando as seguintes prioridades:

Reconhecimento da doença de Alzheimer e de outras formas de demência como uma prioridade nacional de saúde pública e de política social;

Reconhecimento da urgência da criação e implementação de um plano nacional de AÇÃO ALZHEIMER a nível Federal;

Realização de uma campanha nacional patrocinada pelo poder público em parceria com a grande mídia para alertar e informar sobre os sintomas e dos primeiros sinais da doença com vistas ao seu diagnóstico precoce e conseqüente retardo da evolução e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras e de seus familiares;

Realização de um debate nacional que envolva as autoridades executivas e legislativas, cuidadores, profissionais além de formadores de opinião, políticos, sociais e econômicos que instrumentalize e ponha em curso ações emergenciais desta ação de alta e inadiável necessidade.

Os signatários



Abaixo-assinado PLANO NACIONAL DE AÇÃO ALZHEIMER

sábado, 12 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

Listagem Importante ... Representantes atuais do CNDI

Correspondências para todos os conselheiros do CNDI devem ser enviadas para cndi@sdh.gov.br e, a partir dai,  são distribuídas:
REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS:
a) Ministério das Cidades
Titular: Magda Hennes, Suplente: Rodrigo Fávero

b) Ministério da Ciência e Tecnologia
Titular: Helena de Carvalho Fortes, Suplente: Maria Consuelo Gomes da Silva

c) Ministério da Cultura
Titular: Ana Maria Ângelo Bravo Villalba, Suplente: Júlia Fúria Costa

d) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Titular: Iracema de Abrantes Souto, Suplente: Adriana da Silva Pereira

e) Secretaria de Direitos Humanos
Titular: Lena Vânia Carneiro Peres, Suplente: Sandra Regina Gomes

f) Ministério da Educação
Titular: Paulo Egon Wiederkehr, Suplente: Paulo Mayall Guilayn

g) Ministério do Esporte
Titular: Maria Leonor Brenner Ceia Ramos, Suplente: Cláudia Regina bonalume

h) Ministério da Justiça
Titular: Fátima Rodrigues Guimarães, Suplente: Nelson Campos

i) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Titular: Evandro Macedo, Suplente: Claudete Hideko Fukunishi

j) Ministério da Previdência Social
Titular: Nilma Paulo, Suplente: Rose Mary Oliveira

l) Ministério das Relações Exteriores
Titular: Silvio José Albuquerque e Silva, Suplente: Carlos Frederico Bastos Peres da Silva

m) Ministério da Saúde
Titular: Luiza Fernandes Machado, Suplente: Elen Oliveira Pernin

n) Ministério do Trabalho e Emprego
Titular: Ana Paula da Silva, Suplente: Marcílio Ribeiro de Santana

o) Ministério do Turismo
Titular: Bruno Giovanni Reis, Suplente: Ricardo Martini Moesch

II – REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
a) Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Titular: Natalino Cassaro, Suplente: Juraci Moreira Souto

b) Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Titular: Irlando Tenório Moreira, Suplente: Rita de Cássia Gonzaga Martorelli

c) Conselho Federal de Serviço Social
Titular: Edval Bernardino Campos , Suplente: Maria Bernadette de Moraes Medeiros

d) Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
Titular: Marcos Wandresen, Suplente: Nelson de Miranda Osório

e) Associação Nacional de Gerontologia do Brasil
Titular: Vera Nicia Fortkamp de Araújo, Suplente: Jacira do Nascimento Serra

f) Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Titular: Karla Cristina Giacomin, Suplente: Eliane Jost Blessmann

g) Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento
Titular: Sandra de Mendonça Mallet, Suplente: Zally Pinto Vasconcelos de Queiroz

h) Serviço Social do Comércio
Titular: Maria Alice Lopes de Souza, Suplente: Claire da Cunha Beraldo

i) Associação Nacional dos Defensores Públicos
Titular: Sara Maria Melo de Araújo, Suplente: Paula Regina de Oliveira Ribeiro

j) Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência
Titular: Yélena de Fátima Monteiro de Araújo, Suplente: Alexandre de Oliveira Alcântara

l) Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Emídio Rebelo Filho, Suplente: Maria Elisa Munhol

m) Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares
Titular: Lilian Alicke, Suplente: Joana de Oliveira Scerne

n) Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Titular: Cristiano Cláudio Torres, Suplente: Geraldo Moura Cascaes

o) Pastoral da Pessoa Idosa
Titular: João Batista Lima Filho, Suplente: Vânia Lúcia Ferreira Leite

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Primeira Reunião 2011 FAZENDA RIO GRANDE - SUCESSOOO!!!!!

Neste dia 18 de fevereiro aconteceu a primeira reunião de 2011 do Fórum, que foi recebido com muito carinho pela Fazenda Rio Grande. Agradecemos a organização do evento realizada pela Coordenadora Marlene Figueiró, dos Amigos da Melhor Idade e pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande que sediou o Fórum e compareceu no evento. Houve a presença de cerca de 200 pessoas na reunião. As atividades iniciaram-se com a apresentação do Coral da Melhor Idade, após foi a abertura do evento com a presença do Prefeito Chico Santos e do Secretário Municipal de Ação Social e Relações do Trabalho, José Roberto Zanchi. Seguiu com a excelente palestra sobre Geriatria do Dr. Nelson Prevenello Junior. Edimere Sprada apresentou as atividades do Fórum desde 2005, assim como as novidades e últimas notícias às pessoas idosas. Mariana Zilli, Secretária Geral do Fórum fez a leitura da ata da última reunião e convidou a todos para o excelente coffee break enquanto, a Diretoria do FPPPI e convidados se reuniram para discutir as ações do ano. A próxima reunião acontecerá no município de São José dos Pinhais em 18 de março.

Coral - Grupo Amigos da Melhor Idade

Participantes da Reunião do Fórum

Dr. Nelson, Prefeito Chico Santos, Mariana Zilli
 e Secretário José Roberto

Apresentação sobre o Fórum - Edilmere Sprada

Membros da Diretoria Executiva e das
Comissões de Trabalho do FPPPI

Estatuto do Idoso distribuidos pelo IAPI aos Idosos

Mariana Zilli agradecendo e entregando o certificado
da palestra ao Dr. Nelson Prevenello Jr.

Reunião da Diretoria do Fórum e convidados