Atenção! está previsto o início das atividades do Fórum em 2012 no dia 02 de março.
A reunião deveria acontecer no próximo dia 24 de fevereiro, mas devido ao feriado do carnaval, a reunião ordinária foi transferida e nos reuniremos dia 02 de março, em endereço a ser confirmado.
Grata pela atenção de todos e vamos que vamos em 2012!!!
Quem sou eu
- Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa
- O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
MANUAL PARA QUE VOCÊ SEJA MAIS SAUDÁVEL E QUE 2012 SEJA UM ANO DE MUITAS FELICIDADES E DE MUITAS REALIZAÇÕES!!!
Saúde:
1. Beba muita água, coma menos açúcar e menos sal
2. Durma 8 horas por dia;
3. Coma o que vem direto da natureza e menos comida produzida em fábricas;
4. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
5. Ande de bicicleta;
6. Brinque com seus irmãos, filhos e netos;
7. Leia mais livros do que leu em 2011;
8. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
9. Arranje tempo para orar;
10. Faça caminhadas de 30 minutos por dia, e enquanto caminhar sorria.
Personalidade:
11. Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
12. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tem controle;
13. Não exceda. Mantenha-se nos seus limites;
14. Não se torne demasiadamente sério;
15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16. Sonhe mais e faça planos.
17. Inveja é uma perda de tempo.
18. Esqueça questões do passado. Não fique lembrando dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19. Não odeie.
20. Faça as "pazes" com o seu passado para não estragar o seu presente;
21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22. Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte do curriculum, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
23. Sorria e gargalhe mais;
24. Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância;
Sociedade:
25. Entre mais em contato com sua família e amigos;
26. Dê algo de bom aos outros diariamente;
27. Perdoe a todos por tudo;
28. Passe tempo com pessoas acima de 60 anos e abaixo de 6;
29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia; até os seus colegas de trabalho.
30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31. O seu trabalho é UMA parte da sua vida.
A Vida:
32. Faça o que é correto;
33. Desfaça-se do que não é útil ou não é alegre;
34. Agradeça sempre;
35. Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará
36. Olhe-se no espelho e diga: Eu posso!!!
37. O melhor ainda está por vir!
38. Assim que acordar espreguice, estique o corpo e tenha um pensamento positivo.
39. Mantenha seu coração sempre feliz.
1. Beba muita água, coma menos açúcar e menos sal
2. Durma 8 horas por dia;
3. Coma o que vem direto da natureza e menos comida produzida em fábricas;
4. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
5. Ande de bicicleta;
6. Brinque com seus irmãos, filhos e netos;
7. Leia mais livros do que leu em 2011;
8. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
9. Arranje tempo para orar;
10. Faça caminhadas de 30 minutos por dia, e enquanto caminhar sorria.
Personalidade:
11. Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
12. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tem controle;
13. Não exceda. Mantenha-se nos seus limites;
14. Não se torne demasiadamente sério;
15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16. Sonhe mais e faça planos.
17. Inveja é uma perda de tempo.
18. Esqueça questões do passado. Não fique lembrando dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19. Não odeie.
20. Faça as "pazes" com o seu passado para não estragar o seu presente;
21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22. Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte do curriculum, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
23. Sorria e gargalhe mais;
24. Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância;
Sociedade:
25. Entre mais em contato com sua família e amigos;
26. Dê algo de bom aos outros diariamente;
27. Perdoe a todos por tudo;
28. Passe tempo com pessoas acima de 60 anos e abaixo de 6;
29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia; até os seus colegas de trabalho.
30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31. O seu trabalho é UMA parte da sua vida.
A Vida:
32. Faça o que é correto;
33. Desfaça-se do que não é útil ou não é alegre;
34. Agradeça sempre;
35. Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará
36. Olhe-se no espelho e diga: Eu posso!!!
37. O melhor ainda está por vir!
38. Assim que acordar espreguice, estique o corpo e tenha um pensamento positivo.
39. Mantenha seu coração sempre feliz.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
2012 ... NOVO RECOMEÇAR!
ENVELHECER?
ENVELHECER SIM, MAS COM GRAÇA,
COM VIDA, COM LUCIDEZ E FORÇA,
VIVENDO PLENAMENTE CADA DIA...
SE DEUS NOS DÁ A VIDA, VAMOS RECEBÊ-LA COM ALEGRIA,
FAÇA DELA UM HINO DE AMOR,
ESPALHE A PAZ, A ESPERANÇA E A HARMONIA,
DÊ AO MUNDO MAIS COR E MAIS LUZ.
ENVELHECER É UM DOM DO CRIADOR.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
CONVITE REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM EM PINHAIS - 07 de DEZ 2011
O FPPPI e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de PINHAIS convidam a todos a participarem da última Reunião Ordinária do ano de 2011.
Venha conosco festejar o ano que foi de muito sucesso para todos nós.
O FPPPI agradece desde já a participação de todos, principalmente dos idosos, dos representantes de instituições e de entidades governamentais e não governamentais que participaram das reuniões em 2011, assim como das Regiões Metropolitanas que sediaram o Fórum: Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e neste mês em Pinhais.
NOSSO MUITO OBRIGADA!!!
AGUARDAMOS VOCÊS!
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa ratificou e aprovou 3 moções já aprovadas no Encontro Nacional de Salvador, que vão abaixo.
MOÇÃO DE RECOMENDAÇÃO
Os Delegados Nacionais presentes na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no período de 23 a 25 de novembro de 2011, ratificam a posição do III Encontro Nacional de Fóruns Permanentes de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa coordenados pela Sociedade Civil, de manifestar junto aos governos estaduais e municipais que se garanta a criação do fundo do idoso gerido pelos respectivos conselhos respeitando a Lei 12.213 de 2010.
MOÇÃO DE RECOMENDAÇÃO
Os Delegados Nacionais presentes na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no período de 23 a 25 de novembro de 2011, ratificam a posição do III Encontro Nacional de Fóruns Permanentes de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa coordenados pela Sociedade Civil, de manifestar junto aos conselhos estaduais e municipais do idoso que se cumpra a alternância entre governo e Sociedade Civil na sua presidência, garantindo assim a paridade prevista no Art 6º da Lei 8.842 de 1994.
MOÇÃO DE AGRAVO
O Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil Pelos Direitos da Pessoa Idosa, em sua Plenária ocorrida no III Encontro Nacional dos Fóruns Permanentes da Sociedade Civil Pelos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida na cidade de Salvador/Bahia, em 18 de novembro de 2011, decidiu, por unanimidade, manifestar-se com moção de agravo dirigido a Secretaria Direitos Humanos em manter a Coordenação da Política Nacional do Idoso sob sua responsabilidade desde março de 2009, acéfala, sem coordenação cerca de 7 (sete) meses (abril a outubro de 2011), assim como manteve o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa vinculada a essa Secretaria, sem recursos humanos suficientes de apoio técnico e administrativo, inclusive com demissões de servidores, exatamente no ano de organização e operacionalização da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com graves repercussões e reflexos no processo de informação e consecução da III Conferência. Observa-se que por ser uma Secretaria de Direitos Humanos essas questões acabam por configurar em negligência, descaso e desrespeito aos Direitos da Pessoa Idosa, com reflexos no CNDI, uma vez que a Deliberação, Defesa, Fiscalização e Controle Social das Políticas voltadas para o Idoso são atribuições do referido Conselho.
Maria Jose Ponciano
Secretária Geral
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. BRASILIA 23 a 25 de novembro
A III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Brasília, no período de 23 a 25 de novembro de 2011. Com supervisão do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Conferência teve como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.
O objetivo central do evento foi debater avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento, através das deliberações votadas nas conferencias estaduais e do Distrito Federal. A Conferencia foi precedida de etapas municipais ou regionais, estaduais e distrital, nas quais foram escolhidos e indicados os delegados participantes, que contou ainda com observadores e convidados num total de 993 participantes em geral. Teve ainda como objetivos debater temas relevantes no tocante ao envelhecimento humano, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, na perspectiva de sua total implementação e efetivação; despertar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento acelerado e intenso da população; mobilizar a população brasileira, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo para o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação dos órgãos governamentais, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso.
As deliberações da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa serão publicadas em 90 dias e norteará a Politica Nacional do Idoso para os proximos anos.
José Araujo da Silva
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná
Membro da Secretaria Executiva do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa - FPPPI
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Projeto aumenta garantias de prioridade para os idosos
01/11/2011
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1445/11, do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que altera o estatuto e a Política Nacional do Idoso para acrescentar novas garantias de prioridade e para aumentar a participação da pessoa idosa na definição de políticas públicas.
Segundo o autor, aumentar a participação do idoso no controle social é importante para promover uma maior equidade social. “Estima-se que, em 2020, a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida a 70,3 anos”, informa o deputado. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, isto é, 8,6% da população brasileira, segundo dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, informa ainda Rogério Carvalho.
“O projeto pretende garantir o acolhimento integral do idoso por meio de mecanismos que permitam uma participação mais efetiva desse público na sociedade moderna”, afirma o deputado.
Segundo o autor, aumentar a participação do idoso no controle social é importante para promover uma maior equidade social. “Estima-se que, em 2020, a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida a 70,3 anos”, informa o deputado. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, isto é, 8,6% da população brasileira, segundo dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, informa ainda Rogério Carvalho.
“O projeto pretende garantir o acolhimento integral do idoso por meio de mecanismos que permitam uma participação mais efetiva desse público na sociedade moderna”, afirma o deputado.
Além de outras medidas, o texto inclui entre as garantias de prioridade concedidas à pessoa idosa pela Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso):
- estímulo à participação e ao fortalecimento do controle social exercido pelos idosos;
- cooperações nacional e internacional em experiências de política de atendimento à pessoa idosa; e
- apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
- cooperações nacional e internacional em experiências de política de atendimento à pessoa idosa; e
- apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
O projeto estabelece ainda que a implantação da política nacional do idoso e a prevenção e manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio da formação e da educação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde do idoso.
Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
domingo, 23 de outubro de 2011
REUNIÃO ORDINÁRIA - MÊS OUTUBRO 2011 em ARAUCÁRIA/PR
Agradecemos a acolhida ao FPPPI pelo Centro de Saúde do Idoso em Araucária/Pr e a todos os envolvidos na organização desta reunião que foi muito especial. Neste dia, foi comemorado os 6 anos do Fórum, juntamente com muitas atividades programadas pelos organizadores, além da reunião ordinária que colocou em pauta vários itens:
I. Manifesto de Repudio à declaração do Presidente da FIFA sobre os direitos da pessoa idosa nos eventos da copa do mundo (Abaixo-Assinado);
II. Página da Gazeta do Povo que deverá ser retirada de circulação;
III. Oficina de capacitação da Pessoa Idosa – 26 outubro pela 2ª Regional Metropolitana de Saúde Ctba
IV. CAOPI – Avaliação dos serviços de atenção ao idoso nos municípios do Estado do Paraná
V. Distribuição online do vídeo cuidando do idoso em casa pelos Solidosos/SP
VI. Natal – Campanha Velho Amigo
VII. Carta-Documento – Reivindicações das regiões metropolitanas.
PARABÉNS Araucária!!!!!
Vamos Agitar? com as Fisioterapeutas:
Regiane e Débora Sprada
Abertura do evento.
Palestra sobre Nutrição com Viviane Riter
Apresentação do FPPPI - Edilmere Sprada
Apresentação da Dança Senior
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
III CAMINHADA DOS IDOSOS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA - DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA
APÓS A III CAMINHADA DOS IDOSOS REALIZADA NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2011, O FÓRUM POPULAR PERMANENTE AGRADECE A TODOS AS PESSOAS QUE SE UNIRAM E AJUDARAM NA ORGANIZAÇAO DA CAMINHADA, ASSIM COMO A TODOS NOSSOS APOIADORES E ENTIDADES MEMBROS DO FÓRUM.
A CAMINHADA FOI UM SUCESSO E NOSSO AGRADECIMENTO É EXCLUSIVAMENTE AOS IDOSOS E FUTUROS IDOSOS QUE SÃO OS MERECEDORES DESTA CONQUISTA...
NOSSO MUITO OBRIGADA!!!
FPPPI
Curitiba: Idosos de Curitiba e região fazem caminhada
Centenas de idosos de Curitiba e Região Metropolitana participaram nesta sexta-feira (30) de uma caminhada pelo Parque Barigui, na capital paranaense.
A atividade faz parte das comemorações da Semana Nacional do Idoso e tem por objetivo mostrar a importância da prática de exercícios físicos, para a melhor qualidade de vida destas pessoas.
A realização é do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, que desenvolve diversos trabalhos em prol do envelhecimento saudável.
Confira mais informações no site: http://www.cgn.inf.br
A atividade faz parte das comemorações da Semana Nacional do Idoso e tem por objetivo mostrar a importância da prática de exercícios físicos, para a melhor qualidade de vida destas pessoas.
A realização é do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, que desenvolve diversos trabalhos em prol do envelhecimento saudável.
Confira mais informações no site: http://www.cgn.inf.br
III CAMINHADA DOS IDOSOS
Com muita animação e descontração, os idosos participaram de atividades físicas, alongamentos, e da tradicional caminhada que, neste ano, teve como tema a dignidade da pessoa idosa.
Empolgados por participarem da caminhada e contribuírem para o sucesso do evento, os acadêmicos da Faculdade Dom Bosco praticaram atividades como alongamento muscular, medida da pressão arterial, massagem relaxante, recreação e orientações sobre atividade física e qualidade de vida, supervisionados pelos professoresRosemary Fackin, Salete Cavassin Brandalize e Rubens Corrêa.
“Participar de eventos como esse é uma das possibilidades que o aluno tem de colocar em prática a teoria aprendida em sala. Além disso, é importante a prática da solidariedade, através do trabalho voluntário”, destacou a professora de educação física, Rosemary Fackin.
REPORTAGEM DOM BOSCO: http://www.dombosco.com.br/faculdade/noticias_view.php?id=7735
Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana reúne centenas de pessoas
REPORTAGEM SINDAFEP: http://www.sindafep.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:caminhada-dos-idosos-de-curitiba-e-regiao-metropolitana-reune-centenas-de-pessoas-&catid=24:sindafep&Itemid=9
No dia 30 de setembro, centenas de pessoas participaram da terceira edição da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A caminhada, realizada em 2007 e 2009, faz parte da programação da Semana da Pessoa Idosa em Curitiba e é promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.
Para a secretária geral do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa, Mariana Madi, entre os objetivos da caminhada está a comemoração dos oito anos do Estatuto do Idoso e seis anos do Fórum. "Para além disso, durante esta semana, também deveremos entregar uma carta aos representantes governamentais com as reivindicações dos idosos, em relação a levantamentos de necessidades e melhoria de políticas públicas debatidos no Fórum", conta.
Maria Tereza conta que a intenção é que o espaço seja uma referência no que diz respeito as políticas públicas de prevenção, contra a violência ao idoso, implementação de políticas de assistência e orientação em relação a saúde do idoso. "Trata-se também de um espaço de confraternização, de encontro", afirma.
No dia 30 de setembro, centenas de pessoas participaram da terceira edição da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A caminhada, realizada em 2007 e 2009, faz parte da programação da Semana da Pessoa Idosa em Curitiba e é promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.
O Sindafep participa do Fórum e apoiou a realização do evento, que incentiva o desenvolvimento da saúde e do lazer para os idosos. Para o Vice-Presidente de Administração da entidade, Osmar de Araújo Gomes, a Caminhada tem também um importante caráter reivindicatório. "Através desse evento mostramos que os idosos têm voz na sociedade, buscam seus direitos e devem ser respeitados", afirma.
A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, conta que umas das primeiras medidas tomadas pela Secretaria em relação ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) foi a indicação de uma sede onde funcionará o Centro de Referência Estadual do Idoso. "A ideia é que os idosos possam se dirigir a essa casa e receberem atendimento próprio, como o SOS Idoso, registros de ocorrências e que também se preocupem com a necessidade de instalação de Conselhos Municipais do Idoso", explica.
Para o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), esta iniciativa do Fórum em homenagem ao Dia do Idoso é fundamental. "Essas atividades promovem o respeito aos idosos, que são quem construíram a nossa história. É muito importante criar espaços de lazer e convivência para os idosos", considera Yamawaki.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PESSOA IDOSA 2011
PROGRAMAÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NA SEMANA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR
27/09
09:00hs Festival de Dança – Praça Oswaldo Cruz
Inscrição: 3321-2707(SEML J)
28/09
Palestras e Missa
14:00hs – Divulgação dos resultados da pesquisa realizada no Estado do Paraná sobre serviços a disposição do idoso – Ministério Público, Rua Marechal Hermes, 751, Centro
14:30hs – Palestra: Dr. Rubens Fraga Jr – “O trabalho voluntário como instrumento de promoção da saúde do idoso” e Exposição de Trabalhos Manuais do CATI
Local: UAIOP/Praça Ouvidor Pardinho;
15:00hs - Missa da Pastoral da Pessoa Idosa
Local: Igreja Senhor Bom Jesus – Praça Rui Barbosa
29/09
14:00hs Baile da Amizade
Local: Sociedade Beneficente Dom Pedro II
Inscrições: 3321-2752/3321-2817 (SEML J)
30/09
09:00 III Caminhada dos Idosos (FPPPI)
Local: Parque Barigui
09 às 17hs – Ação de Prevenção de Lesões Bucais.
Local: Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho
01/10
09 às 17hs Ação de Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso
Local: Museu Oscar Niemeyer (FAVI)
Conferências Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Ctba e RM
Agradecemos a imensa colaboração do Membro do Fórum Alberto Nogueira que representa a UNAPP na Comissão de Legislação da Pessoa Idosa - FPPPI nas conferências Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosae a todos os demais membros.
São pensamentos assim que o Brasil precisa para um maior crescimento em politicas públicas direcionadas a pessoa idosa.
http://bronca-blogdobronca.blogspot.com/2011/09/cabecas-brancas-lotam-plenarias-de.html
São pensamentos assim que o Brasil precisa para um maior crescimento em politicas públicas direcionadas a pessoa idosa.
http://bronca-blogdobronca.blogspot.com/2011/09/cabecas-brancas-lotam-plenarias-de.html
"Por proposta do FPPPI o município terá que criar o Portal da Transparencia, onde a FAS - Fundação de Ação Social do Paraná deverá publicar todas as receitas e aplicações de recursos na politica do Idoso. Já para o Paraná, a mesma proposta também foi aprovada, no entanto, as principais propostas foram encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontece em Novembro, em Brasilia."
PARTICIPEM!!! Reunião Ordinária do mês de SETEMBRO 2011
O Fórum estará recebendo este mês importantes palestras, do Sr. José Araújo (CEDI-PR) e da Dra. Tereza Kindra (Sec. Mun. da Saúde/PMC) que estarão colocando os fatores principais e atuais relacionados as políticas públicas voltada a pessoa idosa no Estado e Município.
Participem conosco e divulguem!!!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
REUNIÃO ORDINÁRIA - MÊS SETEMBRO 2011
O Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana (FPPPI) convida para Reunião Mensal, a ser realizada no dia 23 de setembro de 2010, das 14h00 as 17h00, na biblioteca do Asilo São Vicente de Paulo, localizado na
Rua São Vicente, 100, Juvevê - Curitiba Tel: (41) 3313-5353.
Rua São Vicente, 100, Juvevê - Curitiba Tel: (41) 3313-5353.
Entre os assuntos serão discutidos os resultados da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa a partir da palestra:
"Conferências e Foruns de Direitos da Pessoa Idosa- participar para mudar", que será ministrada pelo
Sr. José Araújo da Silva
(Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e
Secretário Adjunto do FPPPI).
Sr. José Araújo da Silva
(Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e
Secretário Adjunto do FPPPI).
Assinar:
Postagens (Atom)








