Agradecemos a imensa colhida pela Região Metropolitana SÃO JOSÉ DOS PINHAIS na última reunião ordinária do Fórum. Teve-se grande adesão e uma excelente palestra sobre Segurança aos Idosos pela Guarda Municipal de SJ dos Pinhais. Esperamos sempre estar com todos em nossas reuniões.
Quem sou eu
- Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa
- O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.
terça-feira, 10 de maio de 2011
NOTA DE APOIO AO CNDI
O FÓRUM PERMANENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL DE DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, em razão da situação e fatos ocorridos durante as reuniões do mês de abril do CNDI, vem manifestar-se incondicionalmente pela preservação dos princípios democráticos e, principalmente, pela AUTONOMIA do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, e, conseqüentemente, a todos os Conselhos Estaduais e Municipais de todo o Brasil.
A Autonomia dos Conselhos se efetiva, sobretudo no exercício do seu papel de defensor dos Direitos da Pessoa Idosa presente nas Leis promulgadas, principalmente nas Leis 8842/94 (PNI) e 10741/03 (Estatuto do Idoso), e, também, no de exigir a imediata implementação integral da Política Nacional do Idoso e a plena efetivação do Estatuto do Idoso.
Nesta perspectiva, o Fórum Nacional neste manifesto apela aos Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais para que se mantenham comprometidos, atentos e alerta a seus papéis políticos na Defesa de Direitos das Pessoas Idosas e no cumprimento das Leis. Com este posicionamento dos Conselheiros, espera-se que não ocorram omissões e facilidades em ‘executar’ papéis que não correspondam aos atribuídos aos Conselhos nas Legislações maiores. Isto implica não corresponder com obediência servil, colaboração ou corroboração a papéis ou funções que afetem a autonomia política dos Conselhos, como já aconteceu em outros momentos, já manifestados pelo Fórum nacional através de suas Moções, em especial, exemplificamos a omissão do CNDI frente às desastradas estratégias técnicas e políticas adotadas no processo de criação e implantação do Programa PLANTAR-RJ resultando na criação de Conselho Municipal com flagrante violação à legislação vigente.
Neste sentido, é emergente que o CNDI produza uma resolução com diretrizes mínimas para que todos os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais se estruturem de forma mais condizente com seu caráter deliberativo, fiscalizador e de Controle Social Democrático.
Chamamos especial atenção para o entendimento político, institucional e administrativo em relação à vinculação dos Conselhos aos Órgãos de Governo. Vinculação não significa atrelamento, subserviência ou submissão aos Órgãos Governamentais. Vinculação institucional significa o papel do Estado (governos) para assegurar e garantir o funcionamento do Conselho e prover do apoio administrativo operacional dos Conselhos. O Fórum Nacional lembra e afirma que o papel central de Conselhos não é o da execução, mas, sim o de afirmar seu caráter político no Controle Social Democrático e de se fazer cumprir a implantação de políticas públicas, além do acompanhamento e monitoramento, conforme determina as Legislações.
Assim, relevamos e apoiamos quaisquer manifestações de Conselheiros que demonstrem coragem, firmeza e disposição na defesa intransigente pela AUTONOMIA dos Conselhos e de rechaçar qualquer forma de violação ou restrição a essa autonomia, em especial, o de superar ‘vícios de origem’ desde seu passado que denotam ‘atrelamento’ e indefinição dos reais papéis do Conselho. É hora de o CNDI assumir de forma mais atuante e contundente seu papel deliberativo, fiscalizador e de Controle Social em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e é neste particular que o Fórum Nacional tem se posicionado desde o Iº Encontro em 2009.
Reafirmamos que Conselhos sem AUTONOMIA não terão como cumprir seu caráter político e seus papéis, principalmente o de levar avante o princípio democrático, constitucional, como Órgão defensor dos Direitos da Pessoa Idosa e pleno exercício do Controle Social Democrático. Nesse sentido, entendemos ser inadmissível qualquer forma de ingerência governamental.
Entendemos que a relação entre governo e sociedade civil em um Conselho deve ser sempre estimulada com base no diálogo e na negociação, independente do papel ou posição que cada Órgão exerça na operacionalização administrativa e de funcionalidade de um Conselho.
Entendemos que o CNDI precisa posicionar-se na defesa intransigente de sua autonomia e de investir em sua habilidade para barrar ingerências de todas as formas, inclusive, as mascaradas, disfarçadas e escamoteadas que o atacam ao longo dos anos, fatos esses que o Fórum Nacional tem sido incansável em denunciar.
Esperamos que os fatos recentes nos sirvam de ALERTA para que se destaque a importância da Autonomia dos Conselhos, de modo a difundi-la em cada Conselho em todo o território nacional.
Em 02/05/2011
COORDENAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL
sábado, 30 de abril de 2011
DOAÇÕES EM ANTONINA/PR PELO FÓRUM - 23 de Abril (Campanha SOS Enchentes)
Com a campanha realizada pelo FPPPI em março, os amigos do Fórum ajudaram muitos amigos idosos da Casa de Repouso Pommerhein em Pomerode/SC com a doação de fraldas geriátricas. Com a arrecadação de cobertores, travesseiros, roupas, etc. foi possível ajudar as pessoas (cerca de 12 famílias) que estão há mais de 2 meses alojados em uma escola em Antonina-PR devido as grandes chuvas que ocasionaram uma devastação em grandes áreas. Constatou-se que mesmo agora, passados tempos, a população de Antonina necessita de apoio. Estivemos entregando as doações em um dia de solidariedade dos alunos/estudantes de Tampa/Flórida EUA juntos com o Projeto Vida.
Neste dia, além das doações do Fórum, houve corte de cabelo, momento saúde (verificação da pressão arterial e orientações) e entrega de sandálias e algodão doce pelo Projeto Vida.
Agradecemos a essas pessoas integrantes do Projeto Vida que nos atenderam
no dia e ajudaram na organização das doações.
DOAR é VIDA! Vida é ser livre, é ser feliz, é ter DIGNIDADE!
CURITIBA - Passageiro de ônibus que não respeitar assentos preferenciais poderá pagar multa
O desrespeito aos assentos reservados para idosos e deficientes físicos no transporte público de Curitiba foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28) no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Além da promotora Rosana Bevervanço, representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Fundação de Ação Social (FAS) e dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência estiveram presentes no encontro que anunciou a criação de um grupo para discutir o tema e buscar soluções.
Uma das primeiras medidas sugeridas na reunião é a aplicação de multa aos passageiros que não respeitam os assentos preferenciais. Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos. O grupo deve se reunir com vereadores para apresentar propostas e buscar soluções para o problema.
MP cobra respeito a vagas preferenciaisA intenção da multa, que poderia ser com dinheiro ou com a prestação de serviços públicos, é evitar que os usuários do transporte público ocupem os espaços preferenciais sem necessidade. A medida poderia funcionar nos moldes da lei antifumo ou das vagas especiais.
Quanto à fiscalização, a Urbs declarou que não poderia ser uma responsabilidade atribuída aos motoristas ou cobradores e o MP-PR concordou, para que não haja acúmulo de funções. Com isso, será preciso encontrar uma solução para a questão.
Outra questão é a ocupação dos assentos especiais para as pessoas que estão acompanhando os idosos ou deficientes nos ônibus. A ideia que estas pessoas também possam ocupar os assentos preferenciais.
Novas reuniões do grupo devem ser agendadas a partir do próximo mês para que as proposições sejam discutidas.
Veja também: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1120389&tit=MP-cobra-respeito-a-vagas-preferenciais
Uma das primeiras medidas sugeridas na reunião é a aplicação de multa aos passageiros que não respeitam os assentos preferenciais. Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos. O grupo deve se reunir com vereadores para apresentar propostas e buscar soluções para o problema.
MP cobra respeito a vagas preferenciaisA intenção da multa, que poderia ser com dinheiro ou com a prestação de serviços públicos, é evitar que os usuários do transporte público ocupem os espaços preferenciais sem necessidade. A medida poderia funcionar nos moldes da lei antifumo ou das vagas especiais.
Quanto à fiscalização, a Urbs declarou que não poderia ser uma responsabilidade atribuída aos motoristas ou cobradores e o MP-PR concordou, para que não haja acúmulo de funções. Com isso, será preciso encontrar uma solução para a questão.
Outra questão é a ocupação dos assentos especiais para as pessoas que estão acompanhando os idosos ou deficientes nos ônibus. A ideia que estas pessoas também possam ocupar os assentos preferenciais.
Novas reuniões do grupo devem ser agendadas a partir do próximo mês para que as proposições sejam discutidas.
Veja também: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1120389&tit=MP-cobra-respeito-a-vagas-preferenciais
domingo, 24 de abril de 2011
domingo, 17 de abril de 2011
DOAÇÕES REALIZADAS PELO FÓRUM NA CAMPANHA SOS ENCHENTES
O FPPPI realizou a campanha SOS ENCHENTE devido as grandes chuvas que prejudiram o litoral do Paraná e Santa Catarina.
A cidade de Pomerode de SC, teve o Centro de Convivência de Idosos chamado PommerHein totalmente alagado pelas águas das chuvas, sendo o local praticamente destruido e tendo seus idosos (42) alojados na Igreja São Ludjero. As camas foram totalmente destruidas e os idosos dormiam em colchões no chão. Graças as doações de empresas, novos móveis foram conseguidos, mas muita ajuda ainda é necessária para voltar como era antes.
O FPPPI ficou sensibilizado com a situação de Pomerode/SC e do nosso litoral, principalmente Antonina.
Uma das primeiras doações arrecadadas foi encaminhada ao Centro de Convivência em Pomerode pela Secretária Geral do Fórum, a Psicóloga Mariana Zilli Calabresi. 200 fraldas geriátricas foram doadas pelo LIONS CLUBE GAMA DE CURITIBA, assim como outras doações feitas pelos alunos do CBES e da Faculdade São Braz (ISAL), essas também doadas em 14 de abril ao mesmo centro.
As demais arrecadações que ainda estão sendo realizadas, serão encaminhadas ao litoral do Paraná, especificamente Antonina, por ainda estar em situação delicada, com muitas pessoas, incluindo idosos alojados em escolas ou locais públicos.
Abaixo seguem as fotos das doações realizadas em Santa Catarina no Centro de Convivência de Idosos PommerHeim.
O Fórum agradece a participação de todos nesta campanha.
A cidade de Pomerode de SC, teve o Centro de Convivência de Idosos chamado PommerHein totalmente alagado pelas águas das chuvas, sendo o local praticamente destruido e tendo seus idosos (42) alojados na Igreja São Ludjero. As camas foram totalmente destruidas e os idosos dormiam em colchões no chão. Graças as doações de empresas, novos móveis foram conseguidos, mas muita ajuda ainda é necessária para voltar como era antes.
O FPPPI ficou sensibilizado com a situação de Pomerode/SC e do nosso litoral, principalmente Antonina.
Uma das primeiras doações arrecadadas foi encaminhada ao Centro de Convivência em Pomerode pela Secretária Geral do Fórum, a Psicóloga Mariana Zilli Calabresi. 200 fraldas geriátricas foram doadas pelo LIONS CLUBE GAMA DE CURITIBA, assim como outras doações feitas pelos alunos do CBES e da Faculdade São Braz (ISAL), essas também doadas em 14 de abril ao mesmo centro.
As demais arrecadações que ainda estão sendo realizadas, serão encaminhadas ao litoral do Paraná, especificamente Antonina, por ainda estar em situação delicada, com muitas pessoas, incluindo idosos alojados em escolas ou locais públicos.
Abaixo seguem as fotos das doações realizadas em Santa Catarina no Centro de Convivência de Idosos PommerHeim.
O Fórum agradece a participação de todos nesta campanha.
Solidariedade faz parte dos grandes corações.
A união que faz a diferença!
terça-feira, 12 de abril de 2011
Representantes do fórum da sociedade civil de defesa dos direitos da pessoa idosa são recebidos em audiência na SDH
11/ABR/2011
O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representando a ministra Maria do Rosário, recebeu na sexta-feira passada (8), em audiência, a coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede da SDH, em Brasília (DF).
Os representantes do Fórum apresentaram suas demandas à SDH e ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI - ligado à SDH). Entre elas o pedido de inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 de metas de apoio aos Fóruns Permanentes e aos Movimentos Sociais do Segmento do Idoso.
O grupo solicitou ainda apoio para a realização do 3º Encontro que o Fórum realizará em novembro deste ano, em Salvador (BA). O secretário nacional recomendou ao Fórum que formalize o pedido de apoio para que a SDH possa avaliar as possibilidades de atendimento ao pleito, bem como outras formas de apoio.
“A audiência demonstrou a abertura que a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso têm para com os movimentos sociais”, afirma Eduardo Ramirez Mezza, coordenador geral do CNDI. Segundo ele, o encontro abriu um canal de comunicação que se soma na construção de pautas positivas e de busca de soluções conjuntas para o fenômeno do envelhecimento populacional.
Representando a Secretaria de Direitos Humanos, além do secretário nacional, estiveram na audiência o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, e a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso, Sandra Regina Gomes. Pelo Conselho Nacional dos Direitos do idoso, a presidenta, Karla Cristina Giacomin, e o coordenador-geral, Eduardo Ramirez Meza.
Representando a Coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, compareceram: Serafim Fortes Paes e Jailton Thulher do Rosário (RJ), Antônio Pompeu (CE); Milton Machado Júnior, Romilda Machado e Belanísia Ribeiro dos Santos (BA); Madalena Moda (PA); Patrícia Novo e José Araújo da Silva (PR).
O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representando a ministra Maria do Rosário, recebeu na sexta-feira passada (8), em audiência, a coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede da SDH, em Brasília (DF).
Os representantes do Fórum apresentaram suas demandas à SDH e ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI - ligado à SDH). Entre elas o pedido de inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 de metas de apoio aos Fóruns Permanentes e aos Movimentos Sociais do Segmento do Idoso.
O grupo solicitou ainda apoio para a realização do 3º Encontro que o Fórum realizará em novembro deste ano, em Salvador (BA). O secretário nacional recomendou ao Fórum que formalize o pedido de apoio para que a SDH possa avaliar as possibilidades de atendimento ao pleito, bem como outras formas de apoio.
“A audiência demonstrou a abertura que a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso têm para com os movimentos sociais”, afirma Eduardo Ramirez Mezza, coordenador geral do CNDI. Segundo ele, o encontro abriu um canal de comunicação que se soma na construção de pautas positivas e de busca de soluções conjuntas para o fenômeno do envelhecimento populacional.
Representando a Secretaria de Direitos Humanos, além do secretário nacional, estiveram na audiência o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, e a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso, Sandra Regina Gomes. Pelo Conselho Nacional dos Direitos do idoso, a presidenta, Karla Cristina Giacomin, e o coordenador-geral, Eduardo Ramirez Meza.
Representando a Coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, compareceram: Serafim Fortes Paes e Jailton Thulher do Rosário (RJ), Antônio Pompeu (CE); Milton Machado Júnior, Romilda Machado e Belanísia Ribeiro dos Santos (BA); Madalena Moda (PA); Patrícia Novo e José Araújo da Silva (PR).
sábado, 9 de abril de 2011
A OAB decidiu inspecionar as instituições de longa permanência para idosos no país
Para isso, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Jayme Asfora, recomendará a criação de colegiados específicos, em cada seccional da entidade, com o tema do idoso. A decisão veio depois da série de reportagens do Estado de Minas e do Correio Braziliense Retratos de um país que não sabe envelhecer, mostrando as mais graves violências sofridas pelas pessoas de idade avançada. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou também uma reunião com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social para alinhavar uma política específica voltada aos idosos em situação de risco no Brasil.
Maria do Rosário destacou preocupação especial com os serviços de abrigamento prestados à população envelhecida no país, diante do panorama atual, em que só 6% das quase 4 mil instituições são públicas. “Temos que olhar para a situação dos estabelecimentos não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, disse a ministra, mencionando que o tema será prioridade na 3ª Conferência Nacional do Idoso, que será realizada no segundo semestre.
A criação das comissões de idosos dentro das seccionais da Ordem dos Advogados, segundo Asfora, poderá se inspirar no trabalho que a entidade de Pernambuco já faz. “Aqui, criamos em 2007 esse núcleo, com bons resultados no acompanhamento das demandas dos idosos. Então, recomendarei às seccionais das 26 unidades da federação que façam o mesmo. Criando as comissões, poderemos elaborar um plano de ação para fiscalização dos abrigos, além de elaborar políticas específicas para a área. A OAB não pode deixar de dar ressonância a esse tema”, enfatizou Asfora.
Na Câmara dos Deputados, os assuntos abordados nas reportagens também repercutiram. Ontem, o deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI) aprovou na Comissão de Segurança Pública a realização de uma audiência pública com instituições financeiras, entre outros especialistas no tema do envelhecimento, para debater o problema das fraudes em empréstimos consignados.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110407111853&assunto=5&onde=Brasil
Maria do Rosário destacou preocupação especial com os serviços de abrigamento prestados à população envelhecida no país, diante do panorama atual, em que só 6% das quase 4 mil instituições são públicas. “Temos que olhar para a situação dos estabelecimentos não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, disse a ministra, mencionando que o tema será prioridade na 3ª Conferência Nacional do Idoso, que será realizada no segundo semestre.
A criação das comissões de idosos dentro das seccionais da Ordem dos Advogados, segundo Asfora, poderá se inspirar no trabalho que a entidade de Pernambuco já faz. “Aqui, criamos em 2007 esse núcleo, com bons resultados no acompanhamento das demandas dos idosos. Então, recomendarei às seccionais das 26 unidades da federação que façam o mesmo. Criando as comissões, poderemos elaborar um plano de ação para fiscalização dos abrigos, além de elaborar políticas específicas para a área. A OAB não pode deixar de dar ressonância a esse tema”, enfatizou Asfora.
Na Câmara dos Deputados, os assuntos abordados nas reportagens também repercutiram. Ontem, o deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI) aprovou na Comissão de Segurança Pública a realização de uma audiência pública com instituições financeiras, entre outros especialistas no tema do envelhecimento, para debater o problema das fraudes em empréstimos consignados.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110407111853&assunto=5&onde=Brasil
sexta-feira, 25 de março de 2011
Prefeito Luciano Ducci e o Governador Beto Richa, participam de encontro com lideranças comunitárias.
Edilmere Sprada representa o Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa no encontro de lideranças comunitárias com o Governador Beto Richa e o Prefeito de Curitiba Luciano Ducci. Também estavam presentes a primeira dama Fernanda Richa e Marry Ducci. O café da manhã aconteceu no dia 24 de março no Museu Oscar Niemayer em Curitiba.
segunda-feira, 21 de março de 2011
SOS ENCHENTES - DOE E AJUDE UM IDOSO!!!!
SOS ENCHENTES - Campanha de fraldas geriátricas e material de higiene para idosos dependentes que sofrem as consequencias das enchentes no Paraná e em Santa Catarina... DOE e AJUDE um idoso...
quinta-feira, 17 de março de 2011
Abaixo-assinado PLANO NACIONAL DE AÇÃO ALZHEIMER
Tendo em vista que a doença de Alzheimer vitimiza cerca de 1 milhão e 200 mil famílias no nosso País e considerando que são urgentes ações políticas para o enfrentamento dessa verdadeira epidemia que devasta o paciente e suas famílias:
Considerando a necessidade imperiosa de ações práticas a curto e médico prazo no sentido de amenizar o impacto da doença em nosso meio:
Nós, familiares e profissionais de saúde da área , convocamos as autoridades a estabelecerem, de imediato, seu apoio em implantar ações práticas considerando as seguintes prioridades:
Reconhecimento da doença de Alzheimer e de outras formas de demência como uma prioridade nacional de saúde pública e de política social;
Reconhecimento da urgência da criação e implementação de um plano nacional de AÇÃO ALZHEIMER a nível Federal;
Realização de uma campanha nacional patrocinada pelo poder público em parceria com a grande mídia para alertar e informar sobre os sintomas e dos primeiros sinais da doença com vistas ao seu diagnóstico precoce e conseqüente retardo da evolução e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras e de seus familiares;
Realização de um debate nacional que envolva as autoridades executivas e legislativas, cuidadores, profissionais além de formadores de opinião, políticos, sociais e econômicos que instrumentalize e ponha em curso ações emergenciais desta ação de alta e inadiável necessidade.
Os signatários
Abaixo-assinado PLANO NACIONAL DE AÇÃO ALZHEIMER
Considerando a necessidade imperiosa de ações práticas a curto e médico prazo no sentido de amenizar o impacto da doença em nosso meio:
Nós, familiares e profissionais de saúde da área , convocamos as autoridades a estabelecerem, de imediato, seu apoio em implantar ações práticas considerando as seguintes prioridades:
Reconhecimento da doença de Alzheimer e de outras formas de demência como uma prioridade nacional de saúde pública e de política social;
Reconhecimento da urgência da criação e implementação de um plano nacional de AÇÃO ALZHEIMER a nível Federal;
Realização de uma campanha nacional patrocinada pelo poder público em parceria com a grande mídia para alertar e informar sobre os sintomas e dos primeiros sinais da doença com vistas ao seu diagnóstico precoce e conseqüente retardo da evolução e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras e de seus familiares;
Realização de um debate nacional que envolva as autoridades executivas e legislativas, cuidadores, profissionais além de formadores de opinião, políticos, sociais e econômicos que instrumentalize e ponha em curso ações emergenciais desta ação de alta e inadiável necessidade.
Os signatários
Abaixo-assinado PLANO NACIONAL DE AÇÃO ALZHEIMER
sábado, 12 de março de 2011
REUNIÃO ORDINÁRIA DO FPPPI de 18 de MARÇO será em COLOMBO-PR
Compareçam e divulguem por favor, nossa reunião mensal acontecerá em COLOMBO-PR, contamos com sua presença...
terça-feira, 8 de março de 2011
Listagem Importante ... Representantes atuais do CNDI
Correspondências para todos os conselheiros do CNDI devem ser enviadas para cndi@sdh.gov.br e, a partir dai, são distribuídas:
REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS: a) Ministério das Cidades
Titular: Magda Hennes, Suplente: Rodrigo Fávero
b) Ministério da Ciência e Tecnologia
Titular: Helena de Carvalho Fortes, Suplente: Maria Consuelo Gomes da Silva
c) Ministério da Cultura
Titular: Ana Maria Ângelo Bravo Villalba, Suplente: Júlia Fúria Costa
d) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Titular: Iracema de Abrantes Souto, Suplente: Adriana da Silva Pereira
e) Secretaria de Direitos Humanos
Titular: Lena Vânia Carneiro Peres, Suplente: Sandra Regina Gomes
f) Ministério da Educação
Titular: Paulo Egon Wiederkehr, Suplente: Paulo Mayall Guilayn
g) Ministério do Esporte
Titular: Maria Leonor Brenner Ceia Ramos, Suplente: Cláudia Regina bonalume
h) Ministério da Justiça
Titular: Fátima Rodrigues Guimarães, Suplente: Nelson Campos
i) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Titular: Evandro Macedo, Suplente: Claudete Hideko Fukunishi
j) Ministério da Previdência Social
Titular: Nilma Paulo, Suplente: Rose Mary Oliveira
l) Ministério das Relações Exteriores
Titular: Silvio José Albuquerque e Silva, Suplente: Carlos Frederico Bastos Peres da Silva
m) Ministério da Saúde
Titular: Luiza Fernandes Machado, Suplente: Elen Oliveira Pernin
n) Ministério do Trabalho e Emprego
Titular: Ana Paula da Silva, Suplente: Marcílio Ribeiro de Santana
o) Ministério do Turismo
Titular: Bruno Giovanni Reis, Suplente: Ricardo Martini Moesch
II – REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
a) Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Titular: Natalino Cassaro, Suplente: Juraci Moreira Souto
b) Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Titular: Irlando Tenório Moreira, Suplente: Rita de Cássia Gonzaga Martorelli
c) Conselho Federal de Serviço Social
Titular: Edval Bernardino Campos , Suplente: Maria Bernadette de Moraes Medeiros
d) Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
Titular: Marcos Wandresen, Suplente: Nelson de Miranda Osório
e) Associação Nacional de Gerontologia do Brasil
Titular: Vera Nicia Fortkamp de Araújo, Suplente: Jacira do Nascimento Serra
f) Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Titular: Karla Cristina Giacomin, Suplente: Eliane Jost Blessmann
g) Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento
Titular: Sandra de Mendonça Mallet, Suplente: Zally Pinto Vasconcelos de Queiroz
h) Serviço Social do Comércio
Titular: Maria Alice Lopes de Souza, Suplente: Claire da Cunha Beraldo
i) Associação Nacional dos Defensores Públicos
Titular: Sara Maria Melo de Araújo, Suplente: Paula Regina de Oliveira Ribeiro
j) Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência
Titular: Yélena de Fátima Monteiro de Araújo, Suplente: Alexandre de Oliveira Alcântara
l) Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Emídio Rebelo Filho, Suplente: Maria Elisa Munhol
m) Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares
Titular: Lilian Alicke, Suplente: Joana de Oliveira Scerne
n) Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Titular: Cristiano Cláudio Torres, Suplente: Geraldo Moura Cascaes
o) Pastoral da Pessoa Idosa
Titular: João Batista Lima Filho, Suplente: Vânia Lúcia Ferreira Leite
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Primeira Reunião 2011 FAZENDA RIO GRANDE - SUCESSOOO!!!!!
Neste dia 18 de fevereiro aconteceu a primeira reunião de 2011 do Fórum, que foi recebido com muito carinho pela Fazenda Rio Grande. Agradecemos a organização do evento realizada pela Coordenadora Marlene Figueiró, dos Amigos da Melhor Idade e pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande que sediou o Fórum e compareceu no evento. Houve a presença de cerca de 200 pessoas na reunião. As atividades iniciaram-se com a apresentação do Coral da Melhor Idade, após foi a abertura do evento com a presença do Prefeito Chico Santos e do Secretário Municipal de Ação Social e Relações do Trabalho, José Roberto Zanchi. Seguiu com a excelente palestra sobre Geriatria do Dr. Nelson Prevenello Junior. Edimere Sprada apresentou as atividades do Fórum desde 2005, assim como as novidades e últimas notícias às pessoas idosas. Mariana Zilli, Secretária Geral do Fórum fez a leitura da ata da última reunião e convidou a todos para o excelente coffee break enquanto, a Diretoria do FPPPI e convidados se reuniram para discutir as ações do ano. A próxima reunião acontecerá no município de São José dos Pinhais em 18 de março.
Coral - Grupo Amigos da Melhor Idade
Participantes da Reunião do Fórum
Dr. Nelson, Prefeito Chico Santos, Mariana Zilli
e Secretário José Roberto
Apresentação sobre o Fórum - Edilmere Sprada
Membros da Diretoria Executiva e das
Comissões de Trabalho do FPPPI
Estatuto do Idoso distribuidos pelo IAPI aos Idosos
Mariana Zilli agradecendo e entregando o certificado
da palestra ao Dr. Nelson Prevenello Jr.
Reunião da Diretoria do Fórum e convidados
sábado, 12 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Nos EUA, clínica permite rotina liberal a idosos com Alzheimer. Jornal Folha de São Paulo, em 04/01/2011
DO "THE NEW YORK TIMES"
Margaret Nance era um caso difícil. Agitada e agressiva, ela não comia e batia nos funcionários e colegas de casas de repouso onde morou.
Mas isso mudou quando Nance foi aceita na casa Beatitudes, em Phoenix (EUA).
Sem se importar com as regras convencionais, a clínica permite que Nance, 96, portadora de Alzheimer, vá dormir, tomar banho e jantar quando quiser, mesmo que o cardápio for só chocolate.
Pacientes com demência na Beatitudes podem fazer qualquer coisa que lhes traga conforto, até tomar um drinque antes de dormir, afirma Tina Alonzo, diretora de pesquisa do lugar.
A postura incomum segue as últimas descobertas da ciência. Pesquisas sugerem que criar experiências emocionais positivas para pacientes com Alzheimer diminui ansiedade e problemas comportamentais.
Isso envolve suspender remédios contra ansiedade e antipsicóticos, usados contra alucinações e agressão.
Em vez deles, especialistas recomendam remédios para controlar dor ou depressão, para lidar com o que está deixando os pacientes infelizes. Outros indicam mudanças estéticas nos quartos.
LUZ E TAPETE
Um estudo do periódico "Jama" descobriu que luzes mais claras diminuem depressão, deterioração cognitiva e perda de habilidades.
As luzes claras melhoram o ritmo circadiano e deixam os pacientes mais ativos.
Algumas clínicas alemãs têm pontos de ônibus falsos para evitar que os pacientes se percam. Eles podem esperar ônibus que não existem até que se esqueçam de onde queriam ir ou concordem em entrar de novo.
Na Beatitudes, foi instalado um tapete preto em frente ao elevador. Os moradores o veem como se fosse um buraco e não tentam pegar o elevador para sair.
"Eles andam pelas beiradas, mas não pisam na parte preta", afirmou Alonzo, que acha isso melhor do que medidas de segurança, como pulseiras com alarmes.
A clínica eliminou quase todas as restrições, desde as cadeiras de rodas com assentos profundos, que desencorajam os pacientes a ficar em pé, até os protetores de cama --algumas são baixas e protegidas por tatames. A instituição encoraja os residentes a ficar sem fraldas o máximo de tempo possível, levando-os ao banheiro para preservar o sentimento de independência.
A comida passou a ficar disponível constantemente, uma providência esperta, porque alguns pacientes ficavam distraídos demais para comer em grupo e se comportavam mal depois.
Percebendo que comida sem sal e sem gordura podia desencorajar os pacientes a se alimentar, a diretora da clínica começou a levar chocolate nos bolsos.
A clínica também mudou a programação de atividades. Em vez de eventos em grupo, como bingo, funcionários, incluindo as faxineiras, conduzem atividades individualizadas: montar com bloquinhos, colorir, conversar.
Ver também em: http://alzheimersinfo.info/
Margaret Nance era um caso difícil. Agitada e agressiva, ela não comia e batia nos funcionários e colegas de casas de repouso onde morou.
Mas isso mudou quando Nance foi aceita na casa Beatitudes, em Phoenix (EUA).
Sem se importar com as regras convencionais, a clínica permite que Nance, 96, portadora de Alzheimer, vá dormir, tomar banho e jantar quando quiser, mesmo que o cardápio for só chocolate.
Pacientes com demência na Beatitudes podem fazer qualquer coisa que lhes traga conforto, até tomar um drinque antes de dormir, afirma Tina Alonzo, diretora de pesquisa do lugar.
A postura incomum segue as últimas descobertas da ciência. Pesquisas sugerem que criar experiências emocionais positivas para pacientes com Alzheimer diminui ansiedade e problemas comportamentais.
Isso envolve suspender remédios contra ansiedade e antipsicóticos, usados contra alucinações e agressão.
Em vez deles, especialistas recomendam remédios para controlar dor ou depressão, para lidar com o que está deixando os pacientes infelizes. Outros indicam mudanças estéticas nos quartos.
LUZ E TAPETE
Um estudo do periódico "Jama" descobriu que luzes mais claras diminuem depressão, deterioração cognitiva e perda de habilidades.
As luzes claras melhoram o ritmo circadiano e deixam os pacientes mais ativos.
Algumas clínicas alemãs têm pontos de ônibus falsos para evitar que os pacientes se percam. Eles podem esperar ônibus que não existem até que se esqueçam de onde queriam ir ou concordem em entrar de novo.
Na Beatitudes, foi instalado um tapete preto em frente ao elevador. Os moradores o veem como se fosse um buraco e não tentam pegar o elevador para sair.
"Eles andam pelas beiradas, mas não pisam na parte preta", afirmou Alonzo, que acha isso melhor do que medidas de segurança, como pulseiras com alarmes.
A clínica eliminou quase todas as restrições, desde as cadeiras de rodas com assentos profundos, que desencorajam os pacientes a ficar em pé, até os protetores de cama --algumas são baixas e protegidas por tatames. A instituição encoraja os residentes a ficar sem fraldas o máximo de tempo possível, levando-os ao banheiro para preservar o sentimento de independência.
A comida passou a ficar disponível constantemente, uma providência esperta, porque alguns pacientes ficavam distraídos demais para comer em grupo e se comportavam mal depois.
Percebendo que comida sem sal e sem gordura podia desencorajar os pacientes a se alimentar, a diretora da clínica começou a levar chocolate nos bolsos.
A clínica também mudou a programação de atividades. Em vez de eventos em grupo, como bingo, funcionários, incluindo as faxineiras, conduzem atividades individualizadas: montar com bloquinhos, colorir, conversar.
Ver também em: http://alzheimersinfo.info/
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
O Presidente Obama assinou uma lei histórica que estabelece as bases para uma Estratégia Nacional de Alzheimer nos EUA.
A orientação americana vem ao encontro da posição que a Alzheimer em Portugal tem defendido, e pela qual tem lutado, de que o reconhecimento das Demências como prioridade de Saúde Pública e de Política Social e a criação de um Plano Nacional para as Demências têm de ser vistas como uma prioridade nacional.
Pode ler mais aqui:
http://www.alz.org/news_and_events_Obama_signs_NAPA.asp?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlzheimersAssociationNews+%28Alzheimer%27s+Association%29
Pode ler mais aqui:
http://www.alz.org/news_and_events_Obama_signs_NAPA.asp?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlzheimersAssociationNews+%28Alzheimer%27s+Association%29
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
RECOMENDAÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS
1 - A cama não deve ser muito alta. O ideal é ter entre 50 e 55 cm. Assim, você pode firmar bem os pés antes de levantar.
2 – Os interruptores elétricos devem ficar ao alcance da cama, para que você não se movimente no escuro.
3 – O piso deve ser antiderrapante e os tapetes bem fixos no chão. É interessante ter barras de apoio sempre que possível. Tudo isso para evitar quedas.
4 – Os móveis de sua casa devem facilitar sua vida na hora de você utilizá-los. Cantos arredondados nos pés e braços largos são boas opções.
5 – Procure dormir de lado, com um travesseiro na altura dos ombros, e outro mais fino entre os joelhos. Evite dormir de bruços.
6 – Na hora de relaxar deite-se de barriga para cima, apóie a cabeça em um travesseiro e eleve as pernas usando almofadas.
7 – Ao abaixar-se para pegar algo, incline um pouco a coluna, mantenha a mão livre apoiada no joelho da perna que estiver dobrada à frente, e com a outra pegue o objeto.
8 – Para retirar algo de armários, guarda-roupas e outras peças altas, utilize escadas, e mantenha sua coluna ereta. Jamais use bancos ou cadeiras. Assim você evita acidentes.
9 – Sempre que sentir necessidade, peça ajuda. Não faz mal à ninguém e exercita a cidadania.
10 – Pratique atividades físicas regularmente.
11 – Lembre-se: locais que necessitam de espera devem fornecer assentos aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. (Estatuto do Idoso). É Lei!
2 – Os interruptores elétricos devem ficar ao alcance da cama, para que você não se movimente no escuro.
3 – O piso deve ser antiderrapante e os tapetes bem fixos no chão. É interessante ter barras de apoio sempre que possível. Tudo isso para evitar quedas.
4 – Os móveis de sua casa devem facilitar sua vida na hora de você utilizá-los. Cantos arredondados nos pés e braços largos são boas opções.
5 – Procure dormir de lado, com um travesseiro na altura dos ombros, e outro mais fino entre os joelhos. Evite dormir de bruços.
6 – Na hora de relaxar deite-se de barriga para cima, apóie a cabeça em um travesseiro e eleve as pernas usando almofadas.
7 – Ao abaixar-se para pegar algo, incline um pouco a coluna, mantenha a mão livre apoiada no joelho da perna que estiver dobrada à frente, e com a outra pegue o objeto.
8 – Para retirar algo de armários, guarda-roupas e outras peças altas, utilize escadas, e mantenha sua coluna ereta. Jamais use bancos ou cadeiras. Assim você evita acidentes.
9 – Sempre que sentir necessidade, peça ajuda. Não faz mal à ninguém e exercita a cidadania.
10 – Pratique atividades físicas regularmente.
11 – Lembre-se: locais que necessitam de espera devem fornecer assentos aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. (Estatuto do Idoso). É Lei!
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Reunião de Dezembro 2010 - Recanto do Tarumã
Nesse ultimo encontro foi discutido sobre as eleições do Cedi-PR, onde três das entidades participantes do fórum foram eleitas a integrar a bancada representativa da sociedade civil para a gestão 2011/2012, ASP, ANG e o SINDAFEP. • Na seqüência foi comentado sobre a participação do FPPPI no V Encontro Regional Temático dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado dia 25/11/2010, no Hotel Paraná Suíte-Curitiba-PR. Comentou-se sobre o apoio do ministério público e a relevância da comissão organizadora deste evento, a qual convidou Mariana Zilli - Secretária Geral do FPPPI, que compôs a mesa, apresentou o FPPPI e também coordenou um grupo de trabalho durante o Encontro. Explicou-se na reunião que por deliberação do CEDI-PR foi realizado este Encontro Regional com os 36 municípios que compõem a regional de Curitiba, lamentou-se que somente Curitiba e Piraquara não fizeram a Conferencia Municipal e por isso não indicaram representantes para o encontro regional, mesmo assim, para Curitiba foram reservadas 16 vagas governamentais e 16 não governamentais, que formam confirmadas pelo CEDI - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Durante os encontros municipais, dez propostas para cada eixo temático formam selecionadas, destas, cinco formam elencadas primordiais pelos grupos de trabalho durante o encontro regional. Estas e outras informações serão apresentadas na próxima reunião do Fórum em fevereiro/11. Mariana propôs e foi aceito pelo grupo em unanimidade, que FPPPI em 2011 trabalhe com estas propostas que os municípios votaram, inclusive as referendando nas Cartas de Reivindicações, que deverão ser entregues na III Caminhada em 2011. Posteriormente foi repassado o material apresentado no Encontro de Fortaleza-Ceará que acontenceu em novembro 2010, em que Edilmere Sprada esteve representando o FPPPI. Desse encontro resultou para a região Sul a eleição somente do Fórum Paranaense para participação da Coordenação Nacional dos Fóruns Nacionais em Defesa da Pessoa Idosa. O FPPPI não foi contemplado devido ao Regimento Interno do Encontro não aceitar mais de um fórum por estado, mas vale ressaltar que somente estavam representando a região sul 02 Fóruns Civil: o FPPPI e o FPI. O próximo encontro será realizado em Salvador - Bahia em novembro/2011. Na sequencia da reunião do FPPPI decidiu que as reuniões do Fórum em 2011 serão feitas nas terceiras sexta-feira de cada mês, sendo em fevereiro no dia 18, na fazenda Rio Grande.
2ª Parte da Reunião: Palestra com a Profª Esteticista Rita de Cássia Albenini - sobre Hidratação da pele. Ela atende na Av. Água Verde, 172 – Fone 3044-4616/ 9974-4719.
Assinar:
Postagens (Atom)










