Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

domingo, 23 de outubro de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA - MÊS OUTUBRO 2011 em ARAUCÁRIA/PR

Agradecemos a acolhida ao FPPPI pelo Centro de Saúde do Idoso em Araucária/Pr e a todos os envolvidos na organização desta reunião que foi muito especial. Neste dia, foi comemorado os 6 anos do Fórum, juntamente com muitas atividades programadas pelos organizadores, além da reunião ordinária que colocou em pauta vários itens:                                          
I.    Manifesto de Repudio à declaração do Presidente da FIFA sobre os direitos da pessoa idosa nos eventos da copa do mundo (Abaixo-Assinado);
II.    Página da Gazeta do Povo que deverá ser retirada de circulação;
III.    Oficina de capacitação da Pessoa Idosa – 26 outubro pela 2ª Regional Metropolitana de Saúde Ctba
IV.    CAOPI – Avaliação dos serviços de atenção ao idoso nos municípios do Estado do Paraná
V.    Distribuição online do vídeo cuidando do idoso em casa pelos Solidosos/SP
VI.    Natal – Campanha Velho Amigo
VII.  Carta-Documento – Reivindicações das regiões metropolitanas

PARABÉNS Araucária!!!!!

Vamos Agitar? com as Fisioterapeutas:
Regiane e Débora Sprada


Abertura do evento.

Palestra sobre Nutrição com Viviane Riter

Apresentação do FPPPI - Edilmere Sprada 


Apresentação da Dança Senior



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA DO FPPPI - 21 DE OUTUBRO - ARAUCÁRIA/PR

III CAMINHADA DOS IDOSOS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA - DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

APÓS A III CAMINHADA DOS IDOSOS REALIZADA NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2011, O FÓRUM POPULAR PERMANENTE AGRADECE A TODOS AS PESSOAS QUE SE UNIRAM E AJUDARAM NA ORGANIZAÇAO DA CAMINHADA, ASSIM COMO A TODOS NOSSOS APOIADORES E ENTIDADES MEMBROS DO FÓRUM.

A CAMINHADA FOI UM SUCESSO E NOSSO AGRADECIMENTO É EXCLUSIVAMENTE AOS IDOSOS E FUTUROS IDOSOS QUE SÃO OS MERECEDORES DESTA CONQUISTA...

NOSSO MUITO OBRIGADA!!!

FPPPI

Curitiba: Idosos de Curitiba e região fazem caminhada

Centenas de idosos de Curitiba e Região Metropolitana participaram nesta sexta-feira (30) de uma caminhada pelo Parque Barigui, na capital paranaense. 
A atividade faz parte das comemorações da Semana Nacional do Idoso e tem por objetivo mostrar a importância da prática de exercícios físicos, para a melhor qualidade de vida destas pessoas. 
A realização é do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, que desenvolve diversos trabalhos em prol do envelhecimento saudável. 

Confira mais informações no site: 
http://www.cgn.inf.br

III CAMINHADA DOS IDOSOS

 Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, acadêmicos dos cursos deEducação Física, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Dom Boscoparticiparam na sexta-feira (30/9), no Parque Barigui, da III Caminhada dos Idosos, promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana. 

Com muita animação e descontração, os idosos participaram de atividades físicas, alongamentos, e da tradicional caminhada que, neste ano, teve como tema a dignidade da pessoa idosa. 

Empolgados por participarem da caminhada e contribuírem para o sucesso do evento, os acadêmicos da Faculdade Dom Bosco praticaram atividades como alongamento muscular, medida da pressão arterial, massagem relaxante, recreação e orientações sobre atividade física e qualidade de vida, supervisionados pelos professoresRosemary Fackin, Salete Cavassin Brandalize e Rubens Corrêa. 

“Participar de eventos como esse é uma das possibilidades que o aluno tem de colocar em prática a teoria aprendida em sala. Além disso, é importante a prática da solidariedade, através do trabalho voluntário”, destacou a professora de educação física, Rosemary Fackin. 


REPORTAGEM DOM BOSCO: http://www.dombosco.com.br/faculdade/noticias_view.php?id=7735 

Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana reúne centenas de pessoas

REPORTAGEM SINDAFEP: http://www.sindafep.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:caminhada-dos-idosos-de-curitiba-e-regiao-metropolitana-reune-centenas-de-pessoas-&catid=24:sindafep&Itemid=9 

No dia 30 de setembro, centenas de pessoas participaram da terceira edição da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A caminhada, realizada em 2007 e 2009, faz parte da programação da Semana da Pessoa Idosa em Curitiba e é promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.
O Sindafep participa do Fórum e apoiou a realização do evento, que incentiva o desenvolvimento da saúde e do lazer para os idosos. Para o Vice-Presidente de Administração da entidade, Osmar de Araújo Gomes, a Caminhada tem também um importante caráter reivindicatório. "Através desse evento mostramos que os idosos têm voz na sociedade, buscam seus direitos e devem ser respeitados", afirma.
img_9336_mPara a secretária geral do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa, Mariana Madi, entre os objetivos da caminhada está a comemoração dos oito anos do Estatuto do Idoso e seis anos do Fórum. "Para além disso, durante esta semana, também deveremos entregar uma carta aos representantes governamentais com as reivindicações dos idosos, em relação a levantamentos de necessidades e melhoria de políticas públicas debatidos no Fórum", conta.
A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, conta que umas das primeiras medidas tomadas pela Secretaria em relação ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) foi a indicação de uma sede onde funcionará o Centro de Referência Estadual do Idoso. "A ideia é que os idosos possam se dirigir a essa casa e receberem atendimento próprio, como o SOS Idoso, registros de ocorrências e que também se preocupem com a necessidade de instalação de Conselhos Municipais do Idoso", explica.
img_9168_mMaria Tereza conta que a intenção é que o espaço seja uma referência no que diz respeito as políticas públicas de prevenção, contra a violência ao idoso, implementação de políticas de assistência e orientação em relação a saúde do idoso. "Trata-se também de um espaço de confraternização, de encontro", afirma.
Para o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), esta iniciativa do Fórum em homenagem ao Dia do Idoso é fundamental. "Essas atividades promovem o respeito aos idosos, que são quem construíram a nossa história. É muito importante criar espaços de lazer e convivência para os idosos", considera Yamawaki.