Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reunião de Almirante Tamandaré - Agosto 2011

                O Fórum agradece imensamente a todos os idosos de Almirante Tamandaré pelo grande acolhimento da Reunião Ordinária do FPPPI no mês de Agosto. Também somos gratos pelo empenho de todos os organizadores, em especial a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, representada pela Vice-Prefeita Dete Pavoni, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Adilson José Pavoni), ao Conselho Municipal do Idoso (Presidente: Isaias e Vice-Presidente Dr. Nelson Prevedello Jr.) e aos palestrantes Carolina Batista e Márcio Silva (Musicoterapia). Também participaram do evento representantes da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância e aos Grupos da Terceira Idade. Para a realização do evento contou-se com o apoio da Sanepar, da Paróquia da Igreja Anjo da Guarda, dos Conselheiros do Conselho Municipal do Idoso e dos membros do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa.
                   Estiveram presentes neste encontro representantes das Regiões Metropolitanas: Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais e Fazenda Rio Grande.
                                                                Abertura do Evento

 
Apresentação do Coral Maria Lopes de Paula

                                            Apresentação do Teatro com crianças do PETI
(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)

 

Palestra sobre Musicoterapia com Márcio Silva e Carolina Batista

 Apresentação do Fórum Popular Permenente da Pessoa Idosa
Mariana Z. C. Madi e Edilmere Sprada

                                        "... a música acompanha cada homem desde antes de
                                         seu nascimento até o momento em que morre [...] é
                                         utilizada como elemento de expressão individual e
                                        coletiva e se insere em quase todas as atividades do
                                        homem" (Barcellos, 1992)

domingo, 14 de agosto de 2011

ATENÇÃO!! REUNIÃO DO FÓRUM 19 AGOSTO EM ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR

Neste mês de Agosto a Reunião Ordinária do FPPPI será realizada dia 19 de agosto (sexta-feira) na Região Metropolitana de Almirante Tamandaré - Paraná. Contamos com a participação de todos!!!!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOTÍCIA: A CADA QUATRO DIAS, UM IDOSO É ROUBADO POR PARENTE.

Os casos de cartão bancário usado indevidamente ou empréstimo contraído por familiares lideram o ranking de crimes contra pessoas da terceira idade 01/08/2011 | 10:07 | Agência Estado
A cada quatro dias, chega ao conhecimento da Polícia Civil da capital paulista uma queixa de idoso roubado por parente ou conhecido. Os casos de cartão bancário usado indevidamente ou empréstimo contraído por familiares lideram o ranking de crimes contra pessoas da terceira idade na cidade de São Paulo no primeiro semestre. Dos 180 registros policiais feitos por idosos 43 se referiam a esse tipo de crime.
Em segundo lugar nas estatísticas de crimes contra pessoas com mais de 65 anos aparecem discussões e xingamentos, com 41 casos, seguidos de agressões físicas (35). Os demais estão relacionados a abandono, maus-tratos, discriminação e má qualidade no atendimento clínico, hospitalar e de planos de saúde. Os números podem ser ainda maiores, pois há quem prefira não levar a história à polícia.
“A maior parte dos extravios de cartões de banco tem a ver com filhos e netos”, diz o presidente do Conselho Municipal do Idoso Marcel Thomé, de 73. Alguns anos atrás, afirma Thomé, parentes se apoderavam até do cartão de ônibus do idoso. “Agora, a Prefeitura mudou o cartão. Mas tinha parente que andava com o cartão do transporte para lá e para cá.”
Segundo Thomé, muitos idosos evitam fazer queixas, porque temem não receber mais visitas da família. “É difícil denunciar o próprio filho.” O Conselho Municipal registra de 20 a 30 denúncias de maus-tratos por dia, média de uma ligação por hora. No fim do mês, são mais de 800 casos. “Há muitos maus-tratos em asilos. Quando é questão de dinheiro pego indevidamente, encaminhamos para delegacias.” As informações são do Jornal da Tarde