Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

domingo, 31 de julho de 2011

Reunião do dia 29 de julho - Centro Integrado São Vicente de Paulo

A reunião ordinária do mês de julho, realizada no Centro de Integração São Vicente de Paulo foi muito produtiva, tendo inicialmente a apresentação da Coordenadora Cristina Ferraz do Projeto Piloto da Prefeitura Municipal de Curitiba de Atendimento Domiciliar em Saúde dos Idosos (ADS), que atualmente está acontecendo no Centro Municipal de Urgências Médicas do Bairro Pinheirinho implantado pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe tem a missão de dar suporte às famílias de doentes crônicos a partir de 60 anos.

                                           Equipe ADS - Prefeitura Municipal de Curitiba
Cristina Ferraz

 Posteriormente a apresentação da palestra, foi lida a ata da reunião do mês anterior. Edilmere comentou da nova lei de 27 de julho de 2011, a Lei  n.12.461, que altera a Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para estabelecer a notificação compulsória dos atos de violência praticados contra o idoso atendido em serviço de saúde. Mariana Zilli Calabresi Madi, Secretaria Geral do FPPPI iniciou a pauta comentando sobre o edital do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, e que as instituições cadastradas neste conselho podem encaminhar projetos, e que o FPPPI juntamente com a  Associação de Proteção ao Idoso Ana Rosa, estarão encaminhando um projeto para a III Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana - Marcha dos Cabeças Brancas. Outro tema discutido em reunião foi sobre outras movimentações que estão ocorrendo em Curitiba em relação aos eventos do Dia Internacional do Idoso. Também foi comentado sobre a regularização do regimento geral do fórum em concordância com o regimento do Fórum Nacional. O FPPPI irá analisar os itens requeridos pelo Nacional e colocará em votação somente na próxima assembléia geral. Outros assuntos foram dialogados e ao final foi empossado novo membro na Comissão de Trabalho, Sra. Marlene Figueiró da Associação de Proteção aos Idosos Ana Rosa, a mesma participou da fundação do fórum em 2005 e retorna as atividades atualmente. Também foi incluido nas comissões de trabalho a ABRAZ-PR na pessoa de Rodrigo Barbieri, ficando como representante do IAPI (Instituto Amigos da Pessoa Idosa) o Sr. Altair.
                                          Rodrigo Barbieri (ABRAZ-PR), Mariana Zilli (FPPPI)
                                          e Marlene Figueiró (API)

 

Próxima reunião acontecerá em Almirante Tamandaré -PR. 




segunda-feira, 25 de julho de 2011

Reunião Ordinária do Fórum - 29 de julho de 2011

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS...


Pauta da Reunião do Fórum:


1. Regimento do FPPPI em adequação ao Fórum Nacional;
2. Projetos a serem encaminhados ao CMDI; 
3. Necessidades especiais da entidade filiada ao Fórum; 
4. Projeto da III Caminhada dos Cabeças Brancas - 01 de outubro
5. Demais assuntos relacionados à pessoa idosa e temas pendentes da última reunião.



Evento do dia 15 de junho...

O evento do Dia Mundial da Conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa realizado no dia 15 de junho foi um sucesso. Estiveram presentes compondo a mesa diretiva:

Secretária Geral, Mariana Zilli Calabresi Madi do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, entidade organizadora deste eventoa Secretária Administrativa deste fórum, Edilmere Regina Sprada
- Governo do Estado do Paraná, Senhor Beto Richa,  o Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Senhor Iram de Rezende
- Secretario Estadual de Saúde, Senhor Michele Caputo Neto, o Senhor Rubens Bendlin.
- CEDI – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso o Vice-Presidente Senhor Gilson Fernando Gomy de Ribeiro
- Comissão Municipal de Saúde de Curitiba – Dr. Rodrigo Barbieri
- SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – Senhor Osmar de Araújo Gomes.
- CONSAI – Corporação Nacional de Saúde Integrada e o IDQVE – Instituto de Desenvolvimento de Qualidade de Vida e Envelhecimento Ativo - Senhor Roni Lima
- Sociedade Filatélica de Curitiba/CORREIOS- Senhor João Alberto Correia da Silva.
- Câmara dos Vereadores de Curitiba - Senhor Algaci Tulio

O dia 15 de junho - Mundial de Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa, tem como objetivo principal criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e conclamar a todos para que não tolerem nenhum tipo de violência praticada contra qualquer cidadão e, particularmente a pessoa idosa, principalmente pela sua condição peculiar de existência.
O Coral da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinson apresentou a todos lindas músicas no início e final do evento:
Dulce Maria Darolt, do Disque Idoso Paraná, palestrou sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. O Disque Idoso no Paraná foi criado em 2003, e registra altos índices de violências em todas as suas formas: física, psicológica, sexual, abandono, financeira ou econômica, medicamentosa, emocional, social; negligência.. DISQUE IDOSO:
0800 41 00 01 para denúncias.
Dra Rosana Beraldi Bevervanço do CAOPI/MP, falou do fundo do idoso, do fechamento/falta de funcionamento adequado da Delegacia do Idoso, da gratuidade do transporte coletivo dos Municípios, da falta de acessibilidade nas cidades Paranaenses:


Dr. Cornélio A Capaverde, da OAB-PR/Comissão dos Direitos do Idoso, falou sobre o artigo 4º do Estatuto do Idoso, e comenta que no judiciário o volume de processos são muitos, processos estes, que não andam por falta de juízes e da  falta de cultura de funcionários, pois deveriam ser melhores preparados para o atendimento a pessoa idosa.



Emerson Luiz Peres, da SESA falou aos presentes sobre a ficha de notificação a violência contra a pessoa idosa que será preenchida nas instituições de saúde. Em seguida foi o lançamento do selo postal junto ao Correio através dos Diretores do Correio:

   

Caminhada simbólica da Biblioteca Pública do Paraná até a Boca Maldita na Rua XV de Novembro/ Centro de Curitiba:




As manifestações também ocorreram na Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, no período da tarde: